Internacional Titulo
Bin Laden está vivo, diz ex-chefe da inteligência saudita
Da AFP
22/12/2002 | 19:36
Compartilhar notícia


O líder dissidente saudita Osama Bin Laden continua vivo e dirigindo a rede terrorista Al Qaeda, afirmou neste domingo o príncipe Turki al-Faisal al-Saud, ex-chefe dos serviços secretos sauditas, em entrevista divulgada pela rede de TV americana CNN.

"Acredito que ele está vivo e no Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão", declarou o príncipe, acrescentando que provavelmente Bin Laden entra em contato com a rede por "celulares" e "emissários".

Em novembro, os Estados Unidos, depois de analisarem uma gravação em que supostamente se ouvia a voz de Bin Laden, também afirmaram que o responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 ainda está vivo.

O príncipe acrescentou que o mulá Mohammad Omar, ex-chefe da milícia Talibã, provavelmente também continua vivo no Afeganistão.

O ex-chefe dos serviços secretos de Riad afirmou que se encontrou "quatro ou cinco vezes" com Bin Laden nos anos 80, na época em que a Arábia Saudita e os Estados Unidos apoiavam a luta contra a presença soviética no Afeganistão.

"Ele não começou mal, pois queria ajudar os mudjahedins afegãos (grupos de guerrilheiros islâmicos)", disse o príncipe, que garantiu que Osama Bin Laden era naquela época "um tipo mais agradável", que queria "fazer coisas boas". Segundo ele, a conversão de Bin Laden ao radicalismo islâmico aconteceu por influência de militantes extremistas egípcios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;