Cultura & Lazer Titulo
Alanis desperta a fúria católica em 'Dogma'
Do Diário do Grande ABC
09/01/2000 | 18:32
Compartilhar notícia


"Dogma" é o filme que despertou a fúria de algumas ligas católicas ao redor do mundo. A explicaçao estaria na interpretaçao muito pessoal que o diretor deu à conhecida mitologia crista. Mas poderia ser também um protesto pela escolha de Alanis Morissette para interpretar o tema musical principal, Still. Ainda por cima lhe deram o papel de Deus, duplo "sacrilégio"!

A trilha de "Dogma" tem música original composta e regida por Howard Shore, com a participaçao de integrantes da London Philharmonic Orchestra, do grupo vocal The London Voices e de aspirantes do The Centre for Young Musicians. Só o tema principal é cantado por Alanis Morissette. O resto é sinfônico.

O filme mostra versoes modernas para o mito da concepçao de Maria e vê a corporificaçao de Deus como uma mulher. A trilha é um amontoado de subprodutos com os clichês mais conhecidos desse tipo de atualizaçao. Dogma e Behold the Metraton, as faixas que abrem, sao exemplos disso, crescendos orquestrais tolos e fáceis. Mas o contraponto do coral do The London Voices e o arranjo tipo "noviça rebelde" da cançao Mooby the Golden Calf é um sinal de bom-humor na trilha.

The Golgothan volta aos clichês. The Last Scion, a mesma coisa: a referência de Cecil B. de Mille ainda é muito forte, apesar das intençoes dessacralizantes da fita. De qualquer forma temas como Bartleby & Loki e Stygian Triplets mostra que os católicos estao errados em julgar mal o filme. Pela trilha, pode-se notar que o diretor é um crente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;