Cultura & Lazer Titulo Na região
Bailarinos em trânsito

S.Bernardo recebe Festival de Dança em Paisagens Urbanas
pela primeira vez após extensa programação em São Paulo

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
27/03/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


Destinado a bailarinos que usam ruas, praças e parques como palcos, o "Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas" chegará a São Bernardo pela primeira vez depois de oferecer extensa programação em São Paulo.

Em sua 7ª edição, o festival - também conhecido como "Visões Urbanas" - levará quatro companhias à Praça Santa Filomena, que se transformará em espaço de estranhamento e contemplação. "A rua é o lugar dos acontecimentos, onde os corpos são perpassados pelas urgências", define a curadora Mirtes Calheiros, também diretora da Companhia Artesãos do Corpo, de São Paulo. "Criar na rua é não se isolar e ver pessoas que te inspiram", agrega.

Bailarino da Companhia Ltda, formada em Maceió, Jorge Schutze exibirá o solo "Ficção" a partir das 11h. Usando a sonoridade da praça, o performer aposta em movimentos inusitados enquanto "transeunte comum", como a simulação de andar de bicicleta enquanto planta bananeira, para atrair a atenção de quem circula.

Em seguida, às 11h30, será a vez de Luciana Bortoletto, bailarina do paulistano Avoá Núcleo Artístico. No espetáculo "Solos de Rua", ela carrega figurino criado com plástico preto, o mesmo material usado em sacos de lixo, que também serve de cenário.

Inspirado no manifesto "As Embalagens", do encenador e artista plástico polonês Tadeusz Kantor, o solo mostra a relação do ser humano com a sua morada primordial, o corpo, além de discutir sobre a miséria, tomando como exemplo o sem-teto.

Ao meio-dia, a Companhia Entremans apresentará a coreografia "Na Bacia de Seus Olhos", que trata de comunicação, amor e pecado. Premiado no Exterior, o trabalho é o primeiro do grupo de cubanos estabelecido na Galícia, região autônoma ao norte da Espanha.

Por fim, às 12h30, a Companhia Artesãos do Corpo exibirá o espetáculo "Formas Que o Acaso e o Vento Dão às Nuvens". Livremente inspirada na obra "As Cidades Invisíveis", de Ítalo Calvino, a montagem dialoga com a arquitetura urbana a partir do improviso.

O Centro Livre de Artes Cênicas (Praça Cônego Lázaro Equini, 240, São Bernardo) receberá atividades na sexta-feira: oficina de dança-teatro com Mirtes (das 11h às 13h); oficina de dança afro-contemporânea com Armando Martén, bailarino da Companhia Entremans, (das 15h às 17h); e a "3ª Mostra VideoDança SP" (às 18h); além da exposição fotográfica "Formas Invisíveis", de Fabio Pazzini, que poderá ser conferida até 30 de abril.

7º Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas Dança. Sábado, das 11h às 13h. Na Praça Santa Filomena - Rua Marechal Deodoro com Avenida Imperatriz Leopoldina, São Bernardo. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;