Política Titulo
Políticos conciliam campanha e mandato
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
22/04/2008 | 08:27
Compartilhar notícia


A seis meses das eleições municipais, quatro vereadores do Grande ABC – três de São Bernardo e um de Mauá –, que se desincompatibilizaram dos cargos de secretários neste mês, terão de correr contra o tempo para coordenar paralelamente os trabalhos legislativos e a campanha de reeleição.

Em São Bernardo, o único a admitir a dificuldade é o ex-administrador da Secretaria de Governo Carlos Maciel (PSB), que retomou sua cadeira há duas semanas. O parlamentar acredita que “para recuperar o tempo perdido” e se destacar entre os colegas que ficaram na Câmara durante toda a legislatura terá de apresentar projetos novos e trabalhar ao lado da sociedade. “O trabalho político é muito importante. É mais fácil se reeleger se estivermos atuando ao lado da comunidade porque na reeleição esbarramos no índice de rejeição, portanto, temos de dar o máximo durante o mandato.”

Já os ex-funcionários do primeiro escalão Admir Ferro (PSDB) e Hiroyuki Minami (PSDB) – que tiraram 30 dias de férias e terão apenas cinco meses para atuar no Legislativo – asseguram que não terão problema para encarar o ritmo da campanha mesmo “tendo que correr” para dar andamento aos trabalhos na Casa.

Minami, líder da Pasta de Planejamento e Tecnologia da Informação desde 2005, afirma estar “preparado e com a agenda cheia” para atuar até as eleições, em outubro. “Estou estudando alguns projetos, além das sessões solenes referentes a comemoração do centenário da imigração janopesa. Também retomarei as propostas que ficaram paradas há três anos”, garante o legislador.

Ferro segue o mesmo discurso. “Quando retornar (das férias) pretendo apresentar projetos que já estão prontos nas áreas da Educação e social”, promete. O vereador, que licenciou-se do cargo no início do mandato para gerenciar a Secretaria de Educação e Cultura, já atuou como secretário durante 11 anos, oito só na Educação.

Em Mauá, o ex-secretário de Assuntos Jurídicos Silvar Silva Silveira (PV) voltou à Câmara no início do mês com a promessa de dar continuidade ao trabalho de assessoramento jurídico e legalização fundiária. “Meu trabalho político é segmentado na cidadania, não importa se estou no Judiciário, Legislativo ou no Executivo. Creio que seis meses serão suficientes para continuar exercendo minha função”, conclui.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;