Questão de Emprego Titulo Carreira
Avaliação de desempenho
Isis Borge
Gerente de divisão da Robert Half
30/05/2017 | 07:10
Compartilhar notícia


1 – O que é avaliação de desempenho?

A avaliação é uma ferramenta que pode ser aplicada pelo gestor ou pela área de recursos humanos da empresa, e visa avaliar o desempenho técnico e comportamental de cada colaborador. Neste processo, o responsável pela avaliação busca identificar os pontos que podem ser melhorados e as limitações do colaborador, analisa os resultados, as atividades entregues e a postura em relação à equipe e gestores, e valoriza as boas práticas e conhecimentos. É possível identificar também se existe a necessidade de desenvolver novos treinamentos na equipe e realizar o remanejamento de profissionais que poderiam exercer melhor suas funções em outras áreas.

2 – Quais os benefícios da avaliação?

Realizar esse tipo de avaliação pode trazer benefícios e mudanças positivas tanto na gestão de pessoas da organização quanto para o próprio colaborador, que tem a oportunidade de crescer e desenvolver o seu lado pessoal e profissional, caso esteja preparado e aberto a receber feedbacks. Quando feita de maneira correta, programada e com certa frequência a avaliação permite o gestor se aproximar de sua equipe, ampliar a eficiência da área e melhorar o clima de trabalho e a produtividade.


3 – A avaliação pode gerar algum desconforto ao funcionário?

Como o processo costuma não ser muito frequente nas empresas, muitos colaboradores acabam se sentindo inseguros e ansiosos por não estarem acostumados. Mas é importante encarar a avaliação como uma oportunidade de reflexão. É possível, porém, diminuir essa sensação e tornar a avaliação um hábito saudável para todas as partes, por meio de três atitudes:

1 – Fazer com que o colaborador desempenhe um papel ativo no processo de avaliação, ou seja, que saiba as etapas, quais as pessoas que estarão envolvidas e como o feedback será realizado;

2 – Ser objetivo e deixar claro o que se espera do colaborador para que haja melhora de desempenho. Para isso, é importante que a pessoa avaliada saiba quais são suas atividades e o que elas implicam para o dia a dia da empresa;

3 – Esclarecer ao colaborador que a avaliação não está relacionada apenas a aumento salarial, mas também ao aprimoramento profissional e alcance de metas organizacionais.


4 – Quais empresas podem implementar a avaliação de desempenho?

Todas as empresas podem realizar uma avaliação ou feedback, independentemente do seu segmento ou porte. O grande desafio é como as companhias irão conduzir e aplicar os processos. Se não houver planejamento claro para entender com exatidão as demandas necessárias, provavelmente a avaliação acabará sendo deixada de lado, por isso é importante entender se a empresa está preparada e se tem a equipe necessária para desenvolver o projeto.


5 – Com qual frequência as avaliações devem ser realizadas?

A frequência das avaliações depende da cultura organizacional da empresa e do modelo de gestão do RH. Outro fator a ser considerado é o nível hierárquico do profissional, quanto mais júnior ele for, mais necessidade ele terá de entender o próprio desempenho. O ideal é que os feedbacks sejam contínuos, pois assim o profissional tem a oportunidade de identificar com maior rapidez os pontos de destaque e os que precisam ser melhorados, sem a necessidade de esperar por muito tempo para realizar os ajustes necessários na carreira profissional. A maioria das empresas costuma realizar reuniões de feedbacks ao menos uma vez por ano. 
 

Envie perguntas ou sugestões de colunas para o e-mail soraiapedrozo@dgabc.com.br


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;