Política Titulo
PSB faz convenções de olho em 2002
Juliana Finardi
Do Diário do Grande ABC
05/08/2001 | 21:25
Compartilhar notícia


Os diretórios municipais do PSB no Grande ABC realizaram as convenções e decidiram domingo os grupos que comandarão o partido. A intenção, agora, é começar a divulgação de campanhas de filiações de olho nas próximas eleições. Todos, com exceção de Diadema onde três chapas participaram da disputa e Rio Grande da Serra que está sob intervenção da executiva estadual, confirmaram as chapas únicas e continuam com a mesma direção.

O presidente do diretório em Diadema, Walter Matubara, foi o único da região a não ser reeleito. A eleição, da qual participaram 1.160 filiados, garantiu a maioria dos votos – 421 – à chapa 2, composta pelo grupo do vereador Manoel José da Silva, o Adelson. Os grupos ligados ao ex-prefeito Gilson Menezes e ao líder do partido na Câmara, Laércio Soares, obtiveram 325 e 214 votos, respectivamente.

A vitória, porém, não garante a presidência a Adelson já que as chapas dividem proporcionalmente as indicações dos 60 membros do diretório. Caso os dois grupos derrotados resolvam se unir, a chapa 2 perde a presidência. A hipótese será decidida na primeira reunião do diretório que deve acontecer esta segunda-feira à noite.

Santo André aprovou o nome de Claudinei Beltrami para dar continuidade aos trabalhos frente ao comando do diretório.

O diretório de São Bernardo levou o vice-prefeito William Dib à reeleição. A chapa tem o vereador Orlando Morando na segunda vice-presidência.

Em São Caetano, Alessandro Leone, que foi o candidato do partido a prefeito na eleição passada, também se mantém na presidência com o voto de 180 militantes. “Foi tudo tranqüilo, não tivemos chapa de oposição. O que vamos começar a fazer agora é um trabalho de filiação e ampliação do partido. Queremos lideranças de todos os segmentos como habitação, sindicatos, movimento estudantil, entre outros”, disse Leone.

Mauá foi outra cidade que conseguiu o consenso da militância mas não contou com a totalidade de votos dos 152 filiados aptos a votar. Dos 128 votantes, foram quatro abstenções e 124 votos válidos em favor de José Tomaz Neto, mais um que reassume a presidência do diretório. Segundo Neto, havia algumas divergências internas mas “as arestas foram aparadas”.

Em Ribeirão Pires, o atual presidente Dalton Hamada foi reconduzido ao comando do diretório municipal com o aval dos 50 filiados que votaram. O diretório irá indicar três delegados ao congresso estadual. “Foi tudo tranqüilo. Havia a possibilidade de outro grupo se inscrever mas o prazo acabou e a nossa chapa acabou disputando sozinha”, disse Hamada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;