Internacional Titulo
Civis fogem de combates na Macedônia
Das Agências
25/05/2001 | 16:00
Compartilhar notícia


Centenas de civis, que fugiram dos combates no Norte da Macedônia, chegaram na tarde desta sexta-feira a Tabanovce, na fronteira com a Iugoslávia.

Cerca de 600 mulheres e crianças, assim como 200 homens, percorreram a pé os quilômetros que separam seu povoado de Vaksince, bombardeado desde quinta-feira pelas forças macedônias, do vilarejo fronteiriço de Tabanovce.

Segundo o governo da Macedônia, mais de 2 mil civis já fugiram de Vaksince e do povoado vizinho de Lojane, também bombardeado na quinta-feira.

Não foi registrada nenhuma vítima civil desde o começo da operação, na quinta-feira. Por outro lado, cerca de vinte terroristas foram mortos.

Os refugiados avançavam com escolta policial e os homens foram separados para interrogatório.

Segundo um policial, o interrogatório será para identificar eventuais rebeldes antes que os refugiados sejam levados ao povoado vizinho de Kumanovo.

O ministro macedônio da Defesa, Vlado Buckovski, pediu que os moradores do povoado fugissem, e afirmou que "seria mais fácil controlar os terroristas sem a presença de civis".

Um dia depois da ofensiva lançada na quinta-feira, as forças macedônias reiniciaram seus bombardeios para tentar retirar os rebeldes dos povoados que controlam o norte do país, enquanto membros das unidades de elite da polícia tratavam de tomar posições em Vaksince.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;