Internacional Titulo
Corte Suprema do Chile suspende imunidade de Pinochet
Do Diário do Grande ABC
08/08/2000 | 13:11
Compartilhar notícia


Os vinte magistrados da Corte Suprema de Justiça suspenderam a imunidade parlamentar de Augusto Pinochet, em reuniao que começou às 9h35 locais (10h35 de Brasília) desta terça-feira, em processo por violaçoes dos direitos humanos.

A Corte retirou a imunidade de Pinochet por uma grande maioria de votos, 14 votos a favor e seis contra, confirmando a decisao da Corte de Apelaçoes de Santiago emitida no dia 5 de junho passado.

O redator do veredicto, juiz Humberto Espejo, informou que o general enfrenta mais de 150 queixas judiciais por violaçoes dos direitos humanos.

O ex-presidente, ex-chefe do Exército e atual senador vitalício, 84 anos, é suspeito de responsabilidades de mando em 74 assassinatos e desaparecimentos cometidos pela chamada ``caravana da morte', uma tropa que percorreu o Chile, executando prisioneiros políticos em outubro de 1973, um mês depois da deposiçao do mandatário socialista Salvador Allende e da instalaçao do Governo militar.

Manifestantes contrários a Pinochet que estavam em frente ao Palácio dos Tribunais, aplaudiram a decisao dos juízes e cantaram o hino nacional.

Partidários do general anunciaram protestos no fim da tarde, eles estao reunidos na fundaçao que leva o seu nome.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;