Internacional Titulo
Milhares de tailandeses celebram 79º aniversário do rei do país
Da AFP
05/12/2006 | 18:15
Compartilhar notícia


Bangcoc foi invadida pelo amarelo real e as ruas ficaram repletas de velas nesta terça-feira, quando dezenas de milhares de tailandeses se reuniram para homenagear seu amado rei, Bhumibol Adulyadej, em seu 79º aniversário.

Cerca de cem pessoas se concentraram em um parque, perto do Grande Palácio de Bangcoc, para participar da cerimônia de acendimento de velas presidida pelo premier Surayud Chulanont, enquanto fogos de artifício iluminavam os céus da capital.

Esperava-se que 2006, fosse de celebrações pelo monarca reverenciado, que em junho completou 60 anos no trono, mas acabou sendo tumultuado, com protestos de rua no início do ano e um golpe militar em setembro.

Mas nesta terça-feira, pessoas de todo o país deixaram a política de lado, vestindo camisetas amarelas - a cor tradicionalmente associada ao rei - e foram às ruas para desejar ao monarca saúde em seu aniversário.

Um policial no local calculou em centenas de milhares o número de pessoas que participaram da cerimônia de acendimento de velas, que começou por volta das 17h30 (10h30 de Brasília).

Muitos deles fizeram fila na rua entre o Grande Palácio e o Palácio Chitralada, cantando "vida longa ao rei" quando o cortejo do rei passou.

Eles foram saudados pelo rei, que os cumprimentou com um sorriso.

Em Bangcoc, faixas amarelas foram colocadas no topo de edifícios com mensagens de feliz aniversário para o rei. Na segunda-feira, o monarca fez seu discurso anual à nação, o primeiro desde o golpe de 19 de setembro, que depôs o premier Thaksin Shinawatra depois de um ano turbulento no país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;