Política Titulo
Câmara criará comissão para discutir Estatuto da Igualdade Racial
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
26/11/2007 | 18:57
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse nesta segunda-feira que proporá aos líderes partidários na Casa a criação de uma comissão especial para analisar o Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação na Casa há dois anos.

"A criação da comissão especial reacenderá o debate”, afirmou. “Só depois disso, vamos ver como o estatuto vai tramitar."

Na manhã desta segunda, o plenário da Câmara foi transformado em Comissão Geral para discutir o estatuto, com a presença de várias pessoas ligadas ao movimento negro. Mais uma vez, o debate provocou polêmica.

Para o coordenador nacional do Movimento Negro Socialista, José Carlos Miranda, o estatuto pode aumentar as desigualdades entre brancos e negros. "Quando foram introduzidas nos Estados Unidos, na Índia, na África do Sul, em Ruanda, as políticas raciais provocaram a divisão da população e a intensificaram o ódio racial", explicou.

O advogado Hédio Silva Júnior, no entanto, alegou que essa divisão já existe. Segundo ele, a própria Constituição Federal faz diferenciação entre brasileiros e afrobrasileiros. "A constituição usa o termo afrobrasilieros e isso não é invenção das políticas de cotas", destacou. "A classificação existe desde que a constituição entrou em vigor."

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, afirmou que a divisão entre negros e brancos existe desde a escravidão e que os descendentes de escravos ainda não se tornaram cidadãos com todos os direitos assegurados.

"Os descendentes de escravos não conseguiram o título de cidadãos plenos", argumentou. "Cabe ao governo dar andamento às ações afirmativas em conjunto com as políticas universais como educação, saúde, trabalho, que são direito de todos", concluiu a ministra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;