Política Titulo
Annan: desigualdade entre países ricos e pobres cresceu
Do Diário OnLine
Com Agências
12/06/2004 | 17:52
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, reconheceu neste sábado que, numa comparação com quatro décadas atrás, as desigualdades entre países ricos e pobres cresceram mais. Annan falou na cerimônia de encerramento do encontro do G-77, que reúne os países em desenvolvimento, em evento paralelo à 11ª reunião da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), que será oficialmente instalada no domingo no Anhembi, em São Paulo.

Annan admitiu que há um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países em desenvolvimento. Segundo ele, em quatro décadas algumas economias regrediram, enquanto em outros países houve avanços. Apesar de a moderna tecnologia ter auxiliado no crescimento econômico mundial, não tem ocorrido uma transferência dos resultados dessa riqueza para os países pobres.

Annan considerou que a união dos países em desenvolvimento para a busca de interesses comuns continua sendo um instrumento indispensável para a conquista de melhorias sócio-econômicas. Segundo ele, essas nações precisam quebrar a alta dependência que ainda têm da comercialização de commodities primárias. Essa dependência torna as nações em desenvolvimento vulneráveis à volatilidade do mercado mundial.

Segundo a Agência Brasil, Annan recomendou prioridade aos investimentos na área social e sinalizou que o “nó a ser desatado” para um avanço mais significativo dessas nações passa pela discussão em torno dos subsídios agrícolas, no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio). O secretário-geral disse que oportunidades estão sendo criadas, mas da mesma forma persistem obstáculos na área de saúde pública dos países mais pobres, e citou a necessidade de busca de uma saída para conter a disseminação do vírus HIV.

Para Annan, o G-77 fez grandes contribuições para o progresso da agenda global e isto pode ser observado nas estatísticas de redução da mortalidade infantil, de evolução de ações voltadas à preservação do meio ambiente e de crescimento econômico.

Chegada - Annan desembarcou no Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 8h30. Ele foi escoltado até um hotel na Zona Sul da capital paulista, onde ficará hospedado durante o evento.

No domingo, ele é esperado no Fórum da Sociedade Civil, que acontece em paralelo à conferência da Unctad. Na segunda-feira, Annan participa da abertura oficial do evento, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;