Internacional Titulo
Clinton mostra sua visao de uma Europa unida
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, enfatizou hoje que a aliança transatlântica, que galvanizou uma Europa livre e democrática depois da guerra, nao perdeu sua importância em um momento em que os aliados ocidentais tentam estabelecer os mesmos valores na Rússia e nos Bálcas.

A Europa está ``mais unida, mais próspera e mais pacífica que nunca', declarou Clinton, em cerimônia na qual recebeu o Prêmio Internacional Carlos Magno por promover a unidade européia.

Contudo, Clinton salientou que a unidade do continente continua sendo uma tarefa incompleta. ``A tarefa de construir uma Europa unida nao terminou e é importante que nao deixemos que as conquistas alcançadas nos desviem dessa meta', afirmou Clinton.

O presidente americano, que amanha vai para a Rússia, onde se reunirá por dois dias com o presidente Vladimir Putin, exortou os aliados europeus dos Estados Unidos a apoiarem o movimento para que a Rússia passe a ser ``parte integrante da Europa'.

Clinton também apontou um segundo objetivo ao qual a Europa deve prestar atençao: a integraçao do sul do continente à aliança européia, até a Turquia.

``O fim é criar uma Europa tao forte como nem mesmo Carlos Magno poderia sonhar', disse Clinton. Em alusao aos conflitos nos Bálcas, o presidente indicou que essa é a única forma de estabelecer uma paz duradoura ``nessa convulsionada e dividida regiao'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;