Cultura & Lazer Titulo
Power G5 é a nova aposta da Apple
Do The New York Times
30/06/2003 | 21:17
Compartilhar notícia


Steve Jobs, CEO da Apple, revelou uma nova aliança com a IBM segundo a qual um poderoso chip de 64 bits, projetado pela Big Blue, será usado nos computadores Apple. A medida é uma aposta da empresa para manter-se inovadora no mundo da computação dominado pela dupla Microsoft/Intel.

A introdução do novo chip G5 é crucial para manter a Apple competitiva contra a base Pentium e aumentar as vendas de computadores Macintosh, relativamente estagnadas nos últimos dois anos. O processador, notou Jobs, também é a fundação dos desenvolvimentos dos softwares da companhia que serão baseados em uma nova versão de seu sistema operacional, chamado Panther, que a Apple planeja começar a vender por US$ 129 antes do fim do ano.

Os anúncios foram feitos na abertura da Worldwide Developers Conference, realizada semana passada em São Francisco. O desafio, para Jobs, é que, embora a Apple tenha tido sucesso em algumas áreas, o market share da empresa continua a cair.

Mesmo os mais fortes negócios da Apple estão fracos, como o mercado de computadores domésticos nos Estados Unidos, no qual agora a empresa possui participação de mercado de 3,4%, muito inferior à porcentagem obtida no meio dos anos 90.

A Apple aposta que conseguirá vantagens contra a Intel e a Microsoft ao adotar um chip de 64 bits para computadores pessoais. Jobs reconhece que o novo chip ainda está atrasado em relação ao Pentium em algumas tarefas de processamento, mas disse que ultrapassou o Pentium em operações intensivas de matemática.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;