Internacional Titulo
Patten defende novo papel político da Europa para enfrentar EUA
Do Diário do Grande ABC
08/11/2000 | 14:28
Compartilhar notícia


Ainda sem saber quem seria o próximo presidente dos Estados Unidos, o comissário das relaçoes exteriores da Uniao Européia, o britânico Christopher Patten, defendeu nesta quarta-feira que Bruxelas adote um novo papel político no mundo para desestimular qualquer veleidade unilateral do congresso americano.

``Creio que é muito importante para Europa adotar um maior papel político no mundo, a fim de desestimular o unilateralismo no congresso americano', de maioria republicana, disse Patten em Brasília.

O comissário europeu, que encerrou nesta quarta uma visita de dois dias ao Brasil, onde inaugurou a terceira rodada de negociaçoes do projeto de associaçao regional entre a UE e o Mercosul, afirmou que ``qualquer que seja o vencedor, os Estados Unidos vao continuar comprometidos com a concepçao internacionalista das questoes mundiais'.

A UE tem uma ``ótima' relaçao com os Estados Unidos apesar de nao estar de acordo ``em tudo', assinalou durante um café da manha com a imprensa na delegaçao da comunidade européia em Brasília. Nao obstante, questoes como o meio ambiente ou a criaçao de um Tribunal Penal Internacional, à qual se opoem os Estados Unidos, sao algumas das divergências que afloram nas relaçoes de Washington e Bruxelas, segundo Patten.

``Em geral, nossas relaçoes, tanto em termos econômicos como de segurança, sao importantes para o resto do mundo. Nao espero que nossas relaçoes mudem de forma significativa, seja quem for o próximo presidente', afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;