Economia Titulo
Setor automotivo
tenta conter estoques
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
24/08/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


Montadoras e concessionárias se esforçam, por meio de ajustes na produção e promoções, para tentar reduzir o volume de carros em estoque, que provoca a elevação nos custos financeiros das empresas. Em julho, os veículos parados nos pátios das fabricantes ou das lojas já chegavam a 367 mil unidades, o que levaria, em média, 36 dias para ser desovado. Isso fez acender o sinal de alerta nas fabricantes, que começaram a reduzir a quantidade produzida.

O volume comercializado na primeira metade de agosto foi 3% menor do que o registrado no mesmo período do mês anterior, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Com isso, indústrias como a Volkswagen e a General Motors anunciaram, nos últimos dias, o cancelamento de jornada nos fins de semana. A primeira suspendeu trabalhos aos sábados em São Bernardo, que significará 3.000 carros que deixarão de ser fabricados, e a segunda tomou decisão semelhante para a planta de Gravataí (RS), que vai gerar redução de 1.500 unidades.

Além disso, a GM deu férias para 300 funcionários em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a partir desta semana até dia 4 de setembro. Terá produção reduzida em 1.500 veículos.

REVENDAS - Os números das concessionárias do Grande ABC mostram que a procura dos consumidores por veículos zero-quilômetro tem rodado em velocidade lenta. Por isso, os lojistas, com o apoio das montadoras, tentam intensificar as promoções e descontos. Lançamentos também devem atrair clientes em busca de novidades.

Em revenda Fiat em Santo André, a demanda por carros novos é semelhante à de julho, mês de férias, que já é tradicionalmente mais fraco para o segmento. O gerente comercial Jorge Luís Schaefer assinala que o estoque de carros está 10% acima da média histórica. Com a ajuda da fabricante, a loja faz promoções e se prepara para a chegada do utilitário Freemont, que estará disponível ainda neste mês ao mercado.

Outra revenda, autorizada Volkswagen, tem vendas levemente melhores (2% mais altas) no mês até agora; a meta inicial era fechar agosto, pelo menos, no mesmo nível de julho. O gerente Edimar Lima salienta que a montadora está com ação mais agressiva de descontos, o que ajuda a atrair clientes.

De forma geral, os lojistas avaliam que as vendas estão difíceis, mesmo que fiquem melhores frente ao mês anterior. "Devo vender 5% a mais pelas promoções da GM, mas ainda assim o volume está menor do que no ano passado", diz Hermes Schincariol, diretor de rede dessa marca. Ele está na expectativa da chegada de novo modelo, o Cruze (que será produzido em São Caetano) e chega ao mercado em setembro. "O segmento automobilístico é movido por novidades, as pessoas vêm para conhecer e se não dá pra comprar um, acabam comprando outro", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;