Política Titulo Editorial
O cerco se fecha
Do Diário do Grande ABC
22/04/2017 | 10:23
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


É cada dia mais complicada a situação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O político, que já se intitulou a alma mais honesta do País e prometeu ir a pé para a cadeia se apresentassem alguma prova contra ele, aparece enredado nas entranhas da Operação Lava Jato, que investiga casos de desvio de verbas no Brasil a partir dos saques aos cofres da Petrobras. O depoimento do ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro ao juiz Sérgio Moro, de Curitiba, é o elo que faltava para colocar o petista no centro do maior escândalo de corrupção investigado na Nação.

Léo Pinheiro assegurou com todas as letras que o ex-presidente havia mandado destruir provas de caixa dois que comprometessem o PT, em inequívoca tentativa de atrapalhar as investigações policiais. O ex-executivo de uma das maiores construtoras do Brasil também afirmou que Lula, com o qual guardava relações de amizade, era o dono oculto de triplex no Guarujá – imóvel que teria sido reformado como parte do pagamento de propina da empresa ao político petista.

Outra fonte de provas testemunhais contra Lula deve ser fornecida pelo ex-ministro Antonio Palocci. Segundo noticiou este Diário em sua edição de ontem, o ex-chefe da Fazenda e da Casa Civil nos governos do PT negocia com a Procuradoria-Geral da República acordo de delação premiada. Em conversa com Moro, ele se dispôs a apresentar à Lava Jato “um caminho” que “fará bem ao Brasil”. Palocci é o primeiro grão-petista a aventar a hipótese de contar o que sabe sobre os desmandos subterrâneos do partido nos 13 anos em que seus filiados ocuparam o Palácio do Planalto.

Daqui a pouco mais de uma semana, em 3 de maio, Lula vai se sentar no banco dos réus, em Curitiba, frente a frente com Moro, que terá, então, a oportunidade de inquirir o ex-presidente sobre as acusações que recaem sobre o petista. Lula será posto à prova em ambiente bem diferente do de um palanque, no qual é imbatível. O juiz da Lava Jato estará diante da oportunidade única de dar grande passo para ajudar a passar o Brasil a limpo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;