Política Titulo Reforma administrativa
Sto.André faz novo plano de criar duas subprefeituras

Modelo de administração regional seria implantado no futuro, mas ideia consta em reforma

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
18/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


A reforma administrativa apresentada pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), prevê a instituição do modelo de subprefeituras no município. A proposta, assim como a prometida pelo governo anterior, de Carlos Grana (PT), cria duas coordenadorias de ação regional, tendo como foco acompanhamento da zeladoria em bairros do 2º Subdistrito e na região da Vila Luzita.

As unidades, sem prazo estipulado para operação, ficariam vinculadas à unidade de Assuntos Institucionais, novo setor que será comandado por Carlos Bianchin. Para o chefe do Executivo, a implantação de administrações regionais contempla o crescimento populacional da cidade. “Até 2025 devemos chegar a 1 milhão de habitantes e o modelo de gestão com subprefeituras é semente que será desenvolvida no futuro. Lançamos o modelo com a reforma”, destacou o prefeito.

Na visão do tucano, a estruturação da medida depende da recuperação da saúde financeira da máquina.

Os problemas para formatação das subprefeituras foram encontrados na gestão de Grana. O petista colocou a criação como compromisso de campanha eleitoral de 2012, mas chegou a descartar já no meio do mandato ao esbarrar na alegação da falta de recursos financeiros. Esquecida, a proposta sequer fez parte do plano de governo do petista na empreitada de reeleição, em 2016.

TRAMITAÇÃO
Após a determinação de corte de cargos comissionados por parte do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), até o dia 2, a aprovação da reforma ganhou ainda mais importância, pois prevê a eliminação de 40% das funções. “O fundamental é que o TJ entende que a Prefeitura já fez a parte dela, enviando o projeto ao Legislativo. Se caso os parlamentares acharem necessário, podemos pedir o aumento do prazo, mas isso dependeria da aceitação da Justiça”, afirmou Paulo Serra.

A proposta da reforma foi protocolada na Câmara na semana passada e deve começar a ser discutida na sessão de hoje. O prazo para aval da matéria seria de duas semanas entre as duas votações e apreciação de emendas. O tucano, por outro lado, não acredita que a Câmara atrase a aprovação do texto. “O tema já foi debatido publicamente e o mais importante é a redução de 19 para 14 secretarias, além do corte de comissionados. Então, não temos surpresas. Respeitamos muito o prazo dos vereadores, mas quanto antes aprovarem, mais cedo começaremos a economia na Prefeitura”, analisou.

A administração tucana pretende trabalhar com o total de 290 comissionados. A gestão de Carlos Grana atuava no fim do exercício com 484 postos preenchidos por indicações apadrinhadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;