Internacional Titulo
Presidente do Chile anuncia pensão a vítimas da ditadura
Da AFP
29/11/2004 | 14:31
Compartilhar notícia


O presidente do Chile, Ricardo Lagos, anunciou nesta segunda-feira que vai indenizar, com uma pensão mensal de 112 mil pesos (US$ 215), as 35 mil vítimas de torturas durante a ditadura do general Augusto Pinochet.

O anúncio de Lagos foi feito durante a divulgação do relatório da Comissão Nacional sobre Prisão Política e Tortura. Ele ainda informou a criação do Instituto Nacional de Direitos Humanos para impedir que essas práticas voltem a acontecer no país. A organização terá a missão de promover o respeito a tais direitos.

"Este relatório constitui uma experiência sem precedentes no mundo. Foi capaz de entrar, 31 anos mais tarde, em uma parte obscura de nossa vida nacional, em um abismo profundo de sofrimentos e de tormentos", afirmou o presidente, em mensagem transmitida ao país por rádio e televisão.

"Tenho lido e analisado este relatório com muito cuidado. Contém o testemunho de mais de 35 mil pessoas residentes no Chile e no exterior; 28 mil desses testemunhos foram aceitos como válidos e 7 mil não cumpriram os requisitos estritos para que fossem aceitos pela Comissão", acrescentou.

Essas 7 mil pessoas terão o direito a uma revisão de seus processos pela Comissão. Durante a ditadura de Pinochet (1973-1990), estima-se que 3 mil opositores tenham morrido. Outros 1.198 aparecem na lista de presos desaparecidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;