Internacional Titulo
Projetos mundiais marcarao disputa pela audiência na TV em 2000
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 14:08
Compartilhar notícia


A chegada do ano 2000 será alvo de uma batalha titânica pela audiência televisiva entre dois projetos mundiais competidores, que prometem 24 horas de transmissao ao vivo, sem interrupçao e em todo o planeta, acompanhando os diversos fusos horários.

Os dois projetos, ``Millennium Live...Humanity's Broadcast', encabeçado pelo canal americano Pax TV e o grupo multimídia MTN, e ``2000 Today', organizado pela BBC e pelo canal americano WGBH, há semanas se desdobram em esforços para promover os méritos de suas respectivas iniciativas.

``Trata-se do maior projeto de convergência de meios de comunicaçao jamais empreendido. Pela primeira vez na história da civilizaçao, esta missao permitirá à humanidade ficar completamente unida', proclama o produtor executivo do ``Millennium Live', Hal Uplinger.

A BBC nao quer ficar de fora e anuncia para o dia 31 de dezembro ``a mais espetacular produçao televisiva jamais realizada'. ``A idéia é reunir o mundo inteiro ao soar das doze badaladas da meia-noite', afirma, com entusiasmo, Kathryn Kelly, porta-voz da instituiçao em Londres.

De fato, os dois projetos sao muito parecidos. Em ambos casos, os telespectadores percorrerao o mundo de Leste a Oeste, começando pelo arquipélago das ilhas Fiji e das ilhas Tonga, à medida que os diferentes países passarem de 1999 para 2000.

O ``Millennium Television Network' afirma que se associou a 150 canais de todo o mundo. No entanto, a maior parte do programa será produzido em estúdios de Los Angeles e vendido aos canais associados, com a traduçao para doze línguas, incluindo o mandarim.

Os cibernautas poderao acompanhar o programa pela Internet (www.m2live. com), onde sao convidados a ``co-produzir' as transmissoes informando ao vivo suas reaçoes quanto a esta grande cerimônia catódica.

No combate pela ``audiência do milênio' também existem os golpes baixos. A BBC e WGBH, precedidas por uma reputaçao de seriedade, nao vacilam em denegrir seu competidor. ``Nós nao apenas queremos organizar uma festa e fogos de artifício. Nós nao organizamos um espetáculo para vendê-lo ao resto do mundo. É um projeto comum', assegura Kathryn Kelly.

``A idéia é ter um panorama das diferentes culturas do mundo', acrescenta, precisando que as 27 horas de programas, para as quais contribuirao 56 canais do mundo, darao um amplo espaço aos documentários e celebraçoes humanitárias.

``Estaremos em Kosovo e em Timor Leste', diz Kelli, enquanto que a MTN promete mensagens de esperança de Nelson Mandela e de Tara Gandhi. Boas intençoes que nao impedirao o ``2000 Today' de difundir diferentes concertos, como o de Jean-Michel Jarre ao pé das pirâmides do Egito, o da ``Cúpula do Milênio', de Londres, com Simply Red e Brian Ferry, sem esquecer o de Madonna nos Los Angeles e o de Celine Dion, em Montreal.

Outros tantos contratos de exclusividade ocasionaram uma forte competiçao entre os dois projetos televisivos. A importância econômica dessa transmissao é enorme. A MTN promete a seus associados e às agências de publicidade, uma audiência potencial de 3,5 bilhoes de pessoas. Mais modesta, a BBC evoca uma cifra de 800 milhoes de telespectadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;