Política Titulo Quórum
Oito em cada dez petistas não participaram do PED
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/04/2017 | 07:25
Compartilhar notícia
Filipe Araujo/DGABC


Em momento de crise institucional e após ficar, pela primeira vez, fora do poder no Grande ABC, o PT enfrentou, no dia 9, adesão pífia da militância da região ao PED (Processo de Eleições Diretas), que elegeu os novos presidentes dos diretórios municipais em todo o País.

Levantamento feito pelo Diário mostra que pelo menos oito em cada dez petistas do Grande ABC não participaram do primeiro turno das eleições internas do partido. Dos 52,4 mil filiados do PT nas sete cidades, apenas 6.569 foram votar (12,5%), registrando abstenção de 87% da militância da região, que é berço do partido e que serviu como incubadora política para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O diretório de Santo André foi o que catalogou maior apoio dos filiados entre os sete municípios: 16,9% da militância petista andreense. A disputa no município foi acirrada – cinco nomes registraram candidaturas à presidência da sigla – e vai ao segundo turno, marcado para dia 30, que será disputado entre o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, ex-líder do governo Lula na Câmara, e o sindicalista Zé Paulo Nogueira.

O petismo em Santo André ainda bate cabeça para encontrar responsáveis pela derrota acachapante no segundo turno da eleição municipal de 2016, quando o então prefeito Carlos Grana (PT) perdeu a reeleição para Paulo Serra (PSDB), por 78,21% a 21,79% dos votos válidos. Neste PED, Grana foi eleito coordenador regional do partido, porém perdeu no próprio quintal, sendo menos votado que Lício Lobo, petista de Diadema.

No PT São Bernardo, onde Lula é filiado, apenas 1.266 dos 8.100 militantes (15,6%) da sigla na cidade participaram da eleição interna, entre eles o próprio ex-presidente. Reeleito, o atual comandante do diretório, Brás Marinho, vinha sofrendo rejeição da militância e duras críticas dos petistas, mas levou a disputa.

Preocupa alguns petistas, contudo, o fato de o diretório de São Bernardo, de onde sairá o favorito para presidir o partido no Estado, o ex-prefeito Luiz Marinho, marcar menos participação da militância do que em Santo André e em Diadema, onde votaram 1.818 e 1.545 petistas, respectivamente. O PT em São Bernardo também trabalha para conquistar unanimidade para emplacar o nome de Marinho como candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes em 2018.

Coordenador do PT no Grande ABC ainda em exercício, Claudinho da Geladeira minimizou os resultados. O petista, que já declarou publicamente que estuda deixar o PT, avalia como positiva adesão ao PED deste ano. “Tem que levar em consideração várias questões, como o fato de quem não estiver em dia com as contribuições não poder votar ou, em alguns casos, deixa de participar porque na sua cidade não tem disputa”, contemporizou o petista, ao emendar que é preciso separar o “filiado de cartório” e o “militante”.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;