Internacional Titulo
Autor de biografia falsa na Wikipedia admite 'brincadeira'
Da AFP
12/12/2005 | 18:15
Compartilhar notícia


O autor de uma biografia falsa divulgada na enciclopédia on-line Wikipedia admitiu sua autoria e disse que o fez por brincadeira, que acabou "terrivelmente mal". O jornal The Tennessean, de Nashville, Tennessee, identificou o autor como Brian Chase, 38 anos, diretor de operações de uma companhia de entregas.

Segundo o veículo, Chase admitiu ter criado a biografia do jornalista John Seigenthaler, o identificando como possível suspeito dos assassinatos do presidente John Kennedy e de seu irmão, o senador Robert. Siegenthaler é um jornalista aposentado que, durante os anos 60, foi adjunto do então procurador-geral Robert Kennedy.

De acordo com a edição dominical do periódico, Chase disse que incorporou à internet a informação falsa para fazer uma brincadeira com um colega e não sabia que a Wikipedia era usada como ferramenta séria de referência.

"Soube pelos jornais que Seigenthaler estava procurando o autor e eu fui o autor, por isso precisava fazer com que soubesse que não tenho nada contra ele, que foi uma brincadeira que acabou terrivelmente mal", declarou Chase.

"Lamento muito ter sido injusto com o homem. É um grande sujeito. É realmente um campeão da liberdade de expressão. E pensar que usei o que ele defende de forma a fazer com que ficasse mal me fez lamentar, lamento muito", acrescentou.

Lançada em 2001, a Wikipedia ("wiki" significa "rápido" em havaiano) é uma enciclopédia on-line de acesso gratuito, criada com a colaboração dos próprios usuários. Tem cerca de dois milhões de artigos e dispõe de sites em 200 idiomas com pelo menos 500 mil artigos.

Sua credibilidade tem sido questionada depois da publicação da falsa biografia de Siegenthaler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;