Internacional Titulo
Corte de Apelaçoes divulga decisao sobre Pinochet na 2ª
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 16:42
Compartilhar notícia


A Corte de Apelaçoes deverá divulgar na próxima segunda-feira sua decisao sobre a perda da imunidade do general Augusto Pinochet como senador vitalício, que pode levar a seu julgamento por delitos cometidos durante seu regime militar.

Os defensores do ex-ditador anunciaram que apelarao, alegando sua "total inocência" e a falta de um processo justo devido ao seu precário estado de saúde.

O presidente da Corte, Rubén Ballesteros, informou sexta-feira ao advogado Hugo Gutierrez que a decisao será conhecida segunda-feira porque dois dos 22 juízes nao entregaram sexta-feira seus argumentos.

A oficializaçao da decisao é esperada com inquietaçao pelas Forças Armadas e pelos generais e almirantes reformados. O porta-voz dos militares da reserva, Fernando Paredes, disse que Pinochet "está sendo injustamente processado pelo único crime de ter salvado o Chile do caos marxista".

O presidente do Chile, Ricardo Lagos, que se encontra na Alemanha, disse sexta-feira, descartando qualquer tipo de levante militar ante uma decisao contrária a Pinochet, que seu país "ficará tranqüilo, pois as instituiçoes funcionam".

A decisao extra-oficial contra Pinochet foi conhecida no último dia 23 de maio, quando o plenário da Corte demorou apenas uma hora e meia para, por 13 votos a 9, tirar a imunidade do ex-ditador.

Pinochet, 84 anos, apelará à Suprema Corte em um prazo de cinco dias depois de ser notificado. Se perder, será julgado pelo seqüestro de 19 dissidentes no começo de seu regime, em 1973.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;