Economia Titulo
Secretário do Tesouro Nacional evita polêmica sobre CPMF
Do Diário do Grande ABC
03/07/2000 | 18:43
Compartilhar notícia


O secretário do Tesouro Nacional, Fábio Barbosa, nao quis tomar partido nas divergências de opiniao entre o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, quanto a continuidade da cobrança da Contribuiçao Provisória sobre Movimentaçao Financeira (CPMF).

Barbosa afirmou nesta segunda-feira que "os dois têm razao". Everardo deseja que a contribuiçao funcione como um instrumento de controle contra a sonegaçao. Para isso, defende sua transformaçao em imposto permanente. Fraga fez recente pregaçao pública pelo fim da CPMF com base em seus efeitos maléficos para o mercado de capitais.

Embora o Tesouro Nacional também tenha posiçao semelhante ao do BC - pela consolidaçao do mercado de capitais no Brasil -, Barbosa disse que uma soluçao definitiva para a questao da CPMF deverá surgir dentro da consolidaçao do projeto da reforma tributária. "Tanto o presidente do Banco Central quanto o secretário da Receita estao certos em suas posiçoes", afirmou ele, após uma palestra sobre o funcionamento do Tesouro Nacional na Fundaçao Getúlio Vargas, na manha desta segunda.

O secretário informou ainda que, a partir de 2001, o Tesouro vai fazer os lançamentos de títulos da dívida pública brasileira no mercado internacional, funçao hoje exercida pelo BC. A idéia é concentrar a administraçao da dívida e a estratégia de emissoes num mesmo órgao. Hoje o Tesouro só cuida dos lançamentos internos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;