Cultura & Lazer Titulo
Escalada social
a qualquer preço
Ângela Côrrea
Do Diário do Grande ABC
08/07/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Em cartaz amanhã e domingo no teatro do Sesc Santo André, o espetáculo 'Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete' é um incômodo espelho de aspectos nem um pouco nobres da natureza humana.
Desconforto reforçado pela intensidade do texto de Jô Bilac, um dos principais dramaturgos da cena carioca na atualidade.

A montagem que chega à região fica a cargo da Cia. dos Inquietos, que escolheu a história de Bilac para marcar sua estreia de fato nos palcos, em maio. O coletivo, que reúne atores de diferentes realidades - e localidades -, foi criado em 2009.

Antes de ser escolhido pelo grupo paulista, o texto foi encenado por elenco carioca em 2010. Entre os atores da temporada no Rio, Graziella Schmitt (hoje protagonista da novela 'Amor e Revolução', do SBT) e Bruno Ferrari (que faz parte do casting da Record).

Nesta versão, os tipos exagerados de Bilac são encarnados por Ed Moraes, Daniel Tavares, Luna Martinelli e Mariah Teixeira. O quarteto se divide entre duas narrativas que se enquadram numa mesma intenção: seus personagens estão empenhados em conquistar uma ascensão social que não leva em conta nenhum preceito ético.

Moraes e Tavares interpretam, respectivamente, Wilson e Pierre, que disputam a mesma vaga em uma empresa. O primeiro leva a pior e cria um plano para desestabilizar Pierre e, claro, ser contratado em seu lugar. Passa a persegui-lo, inventar histórias e esquematizar encontros. Seu desespero fica expresso no figurino: em vez de gravata, Wilson usa uma corda no pescoço. À medida em que o rival intensifica as abordagens, o aparentemente corretoPierre demonstra que também não preza por excesso de escrúpulos.

As atrizes, que interpretam enfermeiras em uma espécie de asilo, não travam embate óbvio. Sabrina, que também é noiva de Wilson, seduz a frágil colega Geda para que ela a ajude em um esquema que envolve ingredientes bombásticos: os idosos por quem são responsáveis no trabalho e uma excelente quantia em dinheiro.

O ator Ed Moraes, que vive o amalucado Wilson, também assina a direção do espetáculo.

Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete - Teatro. Amanhã e domingo, às 20h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 4 a R$ 16.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;