Internacional Titulo
Argentinos e moradores das Malvinas falam sobre ilhas
Do Diário do Grande ABC
08/02/1999 | 12:20
Compartilhar notícia


O difícil tema da soberania das ilhas Malvinas parece evoluir, em razao de surpreendentes propostas dos malvinenses, assim como por reunioes entre os chanceleres da Gra-Bretanha e Argentina e de encontros entre deputados argentinos e malvinenses, tudo isto antes da visita do príncipe Charles às ilhas.

Fontes políticas e diplomáticas coincidiram esta segunda-feira em que está havendo uma evoluçao, pois até entao os malvinenses tinham rejeitado todas as propostas da Argentina e da Gra-Bretanha para solucionar o conflito.

A Argentina reclama a soberania sobre essas ilhas, povoadas por cerca de 2. 000 habitantes (``kelpers') desde 1833. Em 1982, o Governo de fato da Argentina recuperou-as militar e temporariamente pelas armas, mas depois de uma guerra de 74 dias com a Gra-Bretanha se rendeu e deixou as coisas piores do que antes da açao bélica.

Agora, segundo comentaram fontes diplomáticas esta segunda-feira, a aceleraçao dos contatos tem relaçao com o isolamento que sofrerao os malvineses de seus vínculos com o continente a partir de 1 de abril, quando a companhia chilena de aviaçao LAN deixar de voar para o arquipélago do Atlântico Sul em represália pela detençao em Londres do ex-ditador Augusto Pinochet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;