Internacional Titulo
Militantes do Greenpeace são expulsos de centro de observação inglês
Das Agências
03/07/2001 | 17:31
Compartilhar notícia


Uma unidade especial da polícia inglesa começou nesta terça-feira a evacuar os militantes da organização Greenpeace que tinham invadido um centro de escuta e observação eletrônica militar da Inglaterra, perto de Harrogate (Norte), em protesto contra o projeto de escudo antimísseis americano (MD), anunciou a polícia.

Uma unidade de elite da polícia inglesa vinda da Escócia conseguiu fazer com que os militantes descessem de uma caixa d'água, de 17 metros de altura, e continuou com as operações para evacuar outras 13 pessoas acorrentadas no alto da estrutura.

"Vamos ficar o máximo possível", declarou um porta-voz do Greenpeace.

A organização internacional ecologista anunciou na madrugada desta terça-feira a entrada na base de Menwith Hill.

Divididos em três grupos, os militantes, ingleses, dinamarqueses e americanos, ocuparam três zonas desse lugar de alta segurança.

A polícia do ministério inglês da Defesa expulsou rapidamente 50 militantes mas, além das 15 pessoas acorrentadas no alto da caixa d'água, outras 20 estavam no teto de um prédio que possui um radar e um terceiro grupo estava disperso na base, segundo um porta-voz do Greenpeace.

A base de Menwith Hill é alugada do governo inglês pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e nela trabalham mil americanos, segundo o Greenpeace.

Dois radares, que poderão ser integrados à rede de alerta do escudo antimíseis americano, estão nesta base.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;