Esportes Titulo
Técnica russa orienta curso de ginástica no ABC
Da Redaçao
25/06/2000 | 18:53
Compartilhar notícia


Quarenta e sete atletas da regiao estao podendo conhecer de perto a melhor ginástica rítmica do mundo. É que uma das treinadoras da seleçao nacional russa, Olga Lebedianskana, está no Grande ABC para ensinar um pouco mais do esporte para alunas do Colégio Barao de Mauá, de Mauá, e Colégio Abaco, de Sao Bernardo. De acordo com a professora de ginástica do Colégio Barao de Mauá, Patrícia Angelotti Gregório, o objetivo é o aperfeiçoamento das atletas, que ainda estao no nível iniciante, além de mostrar as novas técnicas que estao sendo utilizadas em outros países.

O curso terá a duraçao de duas semanas e as atletas estao treinando principalmente os fundamentos, flexibilidade e agilidade. A grande diferença do esporte no Brasil e na Rússia é que as russas enfrentam treinos mais rígidos. "O que falta para as brasileiras é um pouco mais de treinamento. Duas vezes por semana é muito pouco. Teria de ser, no mínimo, quatro vezes por semana", explicou Olga.

As atletas russas, que já estao no nível profissional, treinam em média oito horas todos os dias. "Elas só têm folga no domingo", disse a técnica russa. De acordo com a professora do Colégio Abaco, Maria da Conceiçao Costa, a seleçao brasileira também já está adotando esse ritmo de treinamento para a Olimpíada de Sydney.

Esta nao é a primeira vez que a treinadora vem para o Brasil. Olga esteve no país em 1995 e chegou a morar seis meses aqui. Em 1996, ministrou um curso para as atletas da General Motors, de Sao Caetano. Há dois anos, as alunas do Abaco foram para Moscou para ter as primeiras aulas com a técnica, que também é árbitra internacional na modalidade.

Depois do curso, que termina no dia 8, quando a treinadora embarca para a Rússia, as alunas do Barao de Mauá continuarao a preparaçao para o Torneio de Conjuntos, em outubro. Já as atletas do Abaco irao participar do Campeonato Aberto Infantil de Ginástica Rítmica, que acontece no dia 22 de julho, e do Campeonato Estadual Adulto, na mesma data. Apesar de estarem na categoria iniciante, as alunas do Barao de Mauá já conquistaram bons resultados na Taça Sao Paulo, que foi realizada no último dia 10, no Colégio Joao XXIII, em Sao Paulo. A escola terminou na segunda colocaçao na categoria infanto e em terceiro lugar na categoria aberta (adulta).

No Brasil - A ginástica rítmica desportiva só ganhou força no país depois do Pan-Americano de Winnipeg, quando as atletas brasileiras conquistaram a medalha de ouro no conjunto. Apesar disso, conseguir patrocínio é quase uma missao impossível. Segundo Patrícia, ainda se consegue patrocínio para o nível profissional, mas para quem está começando é muito difícil. "Falta um pouco mais de divulgaçao e apoio", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;