Economia Titulo
Brasil suspende importaçao de animais do Paraguai
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 19:14
Compartilhar notícia


O Brasil suspendeu nesta sexta-feira preventivamente as importaçoes de animais vivos suscetíveis à febre aftosa do Paraguai. Conforme nota do Ministério da Agricultura, a suspensao irá vigorar até que o governo daquele país envie um comunicado oficial dando garantias de que nao existe focos da doença em seu território conforme foi noticiado pela imprensa paraguaia. As suspeitas, nao confirmadas, sao de ocorrência de febre aftosa em uma colônia agrícola localizada a 40 quilômetros da fronteira com o Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Agricultura já encaminhou uma mensagem ao serviço nacional de saúde animal do Paraguai informando que as importaçoes ficarao suspensas até que o governo se pronuncie oficialmente sobre o assunto. Uma equipe técnica do Ministério da Agricultura foi deslocada para a fronteira entre o Brasil e o Paraguai para reforçar o esquema de vacinaçao. Estao sendo vacinados bovinos, suínos, ovinos e bubalinos.

O risco de contaminaçao é maior entre animais vivos, mas se for comprovada a existência da doença, o Brasil também vai suspender a importaçao de carnes do Paraguai. O governo brasileiro também solicitou informaçoes sobre o caso ao Centro Panamericano de Febre Aftosa, mas segundo a chefe do Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricutura, a resposta ainda nao foi suficiente para tranquilizar o Brasil.

"Nao podemos correr nenhum risco, pois neste momento todo o processo de reconhecimento oficial da OIE declarando o Circuito Pecuário Centro-Oeste livre de aftosa com vacinaçao pode ficar comprometido", disse. No dia 27 de janeiro, a comissao veterinária da OIE deu parecer favorável ao relatório encaminhado pelo Brasil declarando o Circuito Pecuário Centro-Oeste, abrangido pelos Estados do Paraná, Sao Paulo, oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, como área livre de febre aftosa com vacinaçao. A medida será oficializada durante a reuniao plenária da OIE que acontecerá na última semana de maio, em Paris, reunindo representantes de 174 países. O Paraguai obteve o reconhecimento da OIE como país livre da febre aftosa livre de aftosa em 1997.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;