Internacional Titulo
Centro Carter se retira das negociações eleitorais na Venezuela
Da AFP
01/03/2004 | 19:27
Compartilhar notícia


A decisão do Centro Carter de se retirar das negociações eleitorais sobre o referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez provocou uma reviravolta, aumentando a tensão política na Venezuela, que nesta segunda-feira voltou a registrar protestos opositores violentos no leste de Caracas.

O Centro, com sede em Atlanta, nos Estados Unidos, dirigida pelo ex-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz Jimmy Carter, "anunciou que interrompia a mediação mas que abria a possibilidade de voltar a ser chamado, se necessário", relatou o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Francisco Carrasquero.

Membros do instituto confirmaram em uma entrevista coletiva que decidiram suspender a mediação empreendida a partir de domingo, também na representação da Organização dos Estados Americanos (OEA), para que governo e a oposição encontrem uma fórmula aceitável pelas partes para verificar mais de um milhão de assinaturas contra Chávez declaradas em observação na terça-feira da semana passada. Apesar disso, o Centro Carter continuará trabalhando na Venezuela.

O porta-voz da fundação Francisco Diez confirmou que o diálogo foi rompido pelas críticas lançadas nesta segunda-feira pela reitora do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) contra a decisão do órgão de pôr em observação as assinaturas opositoras.

Por sua vez, o presidente do CNE não adiantou quando entregará o primeiro relatório preliminar sobre as 3,4 milhões de assinaturas reunidas pela oposição contra Chávez, cujo anúncio foi adiado de domingo para esta segunda-feira, devido à onda de violência política na Venezuela.

Desde a última sexta-feira, quatro pessoas morreram e quase 100 ficaram feridas. Na sexta, confrontos entre corpos de segurança e uma grande marcha opositora, que tentou chegar à reunião de cúpula do Grupo dos 15 (G-15, que se prolongou até sábado) e foi contida pela Guarda Nacional, deixaram dois mortos e mais de 50 feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;