Nacional Titulo
Menor acusado de matar estudante em escola foge da Febem
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 16:48
Compartilhar notícia


O menor N.A.S., de 13 anos acusado de matar, na segunda-feira (19), o estudante Jair Gallasso Filho, o Branco, de 17 anos, no pátio da Escola Estadual Professor Rafael Leme Franco, em Ribeirao Preto (SP), fugiu da unidade da Fundaçao do Bem-Estar do Menor (Febem) da cidade no final da tarde desta quinta. A fuga só foi confirmada após a recontagem dos garotos. A polícia já tem também um novo suspeito da autoria do crime. Trata-se de Jean Júnior Batista, o Garça, de 19 anos, que está foragido. O rapaz já tem passagens por homicídio.

A escola, local do crime, continua sem aulas. N.A.S. e outros sete infratores aproveitaram um portao aberto nos fundos da Febem, que dá acesso a um campo de futebol, para fugir. Três deles foram recapturados pela PM. O promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Ribeirao Preto, Luiz Henrique Pacini Costa, que nao acreditou na confissao de N.A.S., também desconfia que a fuga dos menores foi facilitada. "Foi uma desatençao muito grande e essa fuga tem que ser apurada", disse.

Para o promotor, o garoto N.A.S., que "causou clamor social", nao poderia ter escapado. Ele disse que nao tem dúvidas de que o menor é cúmplice do crime, mas nao acredita que o menor tenha disparado a arma semi-automática 380. Em sua opiniao, o garoto estaria encobrindo um maior. Sobre o outro menor, W.R.M.S., de 15 anos, também detido mas que nao fugiu da Febem, Costa aposta em sua inocência. "Cada hora o N.A.S. fala uma coisa; o que ele fala na delegacia, diante de mim tem outra versao", resumiu.

Telefonema - Enquanto N.A.S. confessava a autoria dos disparos, a Delegacia de Investigaçoes Gerais (DIG) recebia um telefonema anônimo informando que Garça seria o responsável. Na casa de Garça, a polícia encontrou caixas de muniçao e balas de fuzis, além de paredes esburacadas por tiros - até a igreja evangélica ao lado foi atingida. Isso teria ocorrido antes da morte de Branco. A polícia trabalha com a hipótese de que Garça teria se vingado ao disparar vários tiros contra Branco, que estava no pátio da escola.

Na segunda-feira, poucas horas depois do crime, um garoto de 14 anos comentou com a reportagem da AE que N.A.S. estaria encobrindo Garça. "Ele tinha dado um tiro no braço do Branco e voltou para terminar o trabalho", disse o garoto, que, por ter desentendimentos com Garça, preferiu o anonimato. Acusou ainda um outro rapaz de 18 anos de participaçao no crime.

Medo - Pais e alunos continuam com medo e pedem providências urgentes. O prefeito de Ribeirao Preto, Luiz Roberto Jábali (PSDB), comprometeu-se a contratar agentes de seguranças para as escolas estaduais da cidade através de um convênio firmado com a Associaçao de Pais e Mestres (APM).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;