Setecidades Titulo
Kumon abre nova sede em Sto.André
Andrea Catao Maziero
Da Redaçao
25/04/1999 | 19:16
Compartilhar notícia


Começam a funcionar nesta segunda as novas instalaçoes do Instituto de Educaçao Kumon, no bairro Jardim, em Santo André. Segundo a direçao da unidade, o novo prédio poderá atender 2 mil alunos e conta com uma biblioteca. As antigas instalaçoes, na rua Albuquerque Lins, no Centro, tinham capacidade para atender 250 alunos.  

O Kumon é um método de ensino criado no Japao em 1954 e difundido em mais de 30 países. O educador procura desenvolver o potencial de cada aluno individualmente e tem como objetivo tornar pessoas, de todas as idades, capazes de desenvolver qualquer tipo de atividade intelectual.  No Grande ABC, sao mais de 20 unidades, dentre as quais oito estao instaladas em Santo André.  

Há 14 anos, a orientadora educacional da nova unidade do bairro Jardim, Marina Komura, 48 anos, foi a pioneira na cidade, quando instalou a primeira unidade Kumon.  Ela diz que seu objetivo é formar pessoas com mente sa. O método é composto por 21 etapas, que sao vencidas de acordo com cada aluno. Marina contou que um de seus alunos, nesses 14 anos de ensino, conseguiu terminar os 21 estágios do aprendizado em dois anos e sete meses. A educadora ressalta que nao há uma competiçao entre os estudantes. "Cada pessoa tem um ritmo. Tive um aluno que terminou os estágios em dez anos e, durante esse tempo, ele conseguiu atingir um grau bastante elevado de perseverança e satisfaçao."  

O ensino é um esforço pessoal, visto como um reforço escolar e feito duas vezes por semana. Na unidade sao ensinadas as disciplinas Matemática e Língua Portuguesa, e cada aluno, ao ingressar, faz uma avaliaçao para que seja constatado onde é que começou a dificuldade no ensino e, a partir daí, o trabalho tem início.  O Kumon desenvolve o autodidatismo do aluno, pois, como diz Marina, nenhum problema é resolvido pelo orientador, o próprio aluno é que deve achar um caminho para resolvê-lo.  "A medida que o aluno vai aprendendo pelo Kumon, ele vai melhorando o rendimento escolar. Tenho alunos com idade escolar de 5ª série, mas que conseguem resolver uma equaçao proposta somente na 8ª série sem problemas, pois eles desenvolveram o raciocínio lógico", conta Marina.  A unidade fica na rua Padre Anchieta, 170.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;