Política Titulo
CPI dos Palhaços terá desdobramentos na 2ª
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/10/2011 | 07:41
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A CPI dos Palhaços, instaurada na Câmara de Santo André para apurar possíveis irregularidades no contrato da Prefeitura com a empresa Produz Eventos e Representação Artística, terá os primeiros desdobramentos na segunda-feira. Os parlamentares que compõem a comissão receberão hoje toda a documentação relativa ao convênio firmado pelo secretário de Cultura, Edson Salvo Melo.

O presidente da CPI, vereador Marcos Cortez (PSDB), assegurou que a partir da análise do contrato é que ficarão definidos os nomes dos convocados para prestar esclarecimentos no Legislativo. "Entre os depoentes a serem chamados estão o secretário, os donos da empresa e pessoas colocadas como parentes do Edson, que teriam ligação com a Produz."

A empresa, aberta em março de 2010, foi contratada sem licitação após dois meses de fundação por notória especialização pelo secretário de Cultura. Um dos convênios seria para a realização de 80 apresentações de palhaços por R$ 165 mil. Segundo a oposição, há fortes indícios de que a Produz é ligada a Daniel de Moraes Salvo, primo do titular da Pasta.

Os artistas, porém, não serão convocados para conceder depoimento na CPI. Para Marcos Cortez, fica constrangedor convencer os palhaços a comparecer à Câmara. "Não vejo necessidade de submetê-los ao processo. Temos que questionar a empresa. Ver se os valores são absurdos ou não. Se foram dois palhaços ou uma equipe para trabalho de um ano." Em 12 meses, a Produz recebeu R$ 855 mil.

Mesmo diante de maioria de governistas na comissão, segundo o tucano, não existirá morosidade nem manobra para abafar o caso, tendo em vista que todos querem colaborar para a averiguação do episódio. "Não vai haver problema. Inclusive, o Ministério Público está investigando em paralelo". Ele adiantou que foram solicitados ao Executivo fotos e filmagens que comprovem as apresentações.

Único oposicionista na comissão, o vereador Tiago Nogueira (PT) disse que fará relatório paralelo. O petista, um dos autores da CPI, tem receio que a investigação não seja levada a sério por conta da maciça participação de fiéis ao prefeito Aidan Ravin (PTB). "Estamos convictos que serão levantadas muitas irregularidades. Em primeiro lugar, que a empresa foi criada para ganhar o contrato, por isso está recheada de problemas." 

Tamanho do PSD em Sto.André será definido hoje 

Diante do fim do prazo para de troca de legenda, na sexta-feira, o divisor de água do PSD de Santo André será definido hoje em pizzaria da cidade, possivelmente com o coordenador político da sigla, José Police Neto, o Netinho. A intenção é formar grupo forte, com quatro parlamentares, para disputar a eleição.

Por conta da articulação, Almir Cicote (PSB) foi chamado para reunião com o presidente estadual do PSB, Marcio França. "O Marcio fez apelo para ficarmos na sigla. Reuniremos o grupo, formado por 20 pessoas, para definir a situação."

Os vereadores tucanos Paulinho Serra e Marcelo Chehade, convidados para ingressar no PSD, rechaçaram a possibilidade de migração. Paulinho, pré-candidato ao Paço, defendeu que uma troca afundaria projeto de voo solo. "Fora a ligação ideológica, o PSDB é mais viável." Chehade disse que o encontro com interlocutores do PSD semana passada foi para realizar aliança. "Queremos parceiros. Ouvimos deles que não há compromisso nem com o prefeito Aidan (Ravin, PTB) nem com o PT."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;