Economia Titulo
Mercado imobiliário descobre novas áreas e renova as antigas
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
26/01/2002 | 17:04
Compartilhar notícia


O mercado imobiliário da região vive duas frentes distintas: novas alternativas, como o bairro Cidade São Jorge, em Santo André, ou o Demarchi, em São Bernardo, e áreas tradicionais que voltam a ganhar força, entre elas a Vila Assunção e o bairro Campestre, em Santo André; Nova Petrópolis, Rudge Ramos e o Centro de São Bernardo, ou o bairro Cerâmica em São Caetano.

Em mutação nos últimos anos, o panorama dos locais com maior apelo para empreendimentos residenciais no Grande ABC ganhou novos contornos com o crescimento da oferta de serviços e comércio e a busca de áreas de fácil acesso, com infra-estrutura, mas ainda pouco exploradas para construção, segundo empresários do setor.

São Bernardo, cidade que mais atrai construções no Grande ABC, de acordo com a Associação das Construtoras, Incorporadoras e Administradoras do Grande ABC (Acigabc), tem muitos lançamentos nas imediações da avenida Presidente Kennedy. “Nessa área existe um eixo de serviços e de lazer fantástico. Outro pólo que está renovado é o Centro de São Bernardo e Nova Petrópolis, com o novo acesso do km 20,5 da Anchieta”, disse o diretor da regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil para o Grande ABC, Ricardo di Folco.

Facilidade – O comerciante Elias Flor mora no bairro Nova Petrópolis. Para ele, a tranqüilidade do bairro, bem arborizado, e o acesso agora ainda mais fácil a outras áreas, pela via Anchieta, agradam. “Antes, minha filha levava mais de 20 minutos para chegar à faculdade, agora chega em três minutos.”

Há outras áreas consolidadas, como Rudge Ramos, asfaltadas, bem servidas por muitas linhas de ônibus e providas de muitas lojas e supermercados, que têm um desenvolvimento importante. O presidente da associação, Milton Bigucci, afirmou que o bairro recebe muitas pessoas de classe média vindas de outras áreas próximas, que buscam melhor padrão imobiliário. “Já em Santo André, o bairro Campestre e a Vila Assunção têm se destacado. São áreas tranqüilas, com boa infra-estrutura.”

Popular – Há ainda bairros com apelo mais popular que despertam a atenção das construtoras. É o caso do bairro Demarchi. Para Bigucci, a explicação para o crescimento dos lançamentos no bairro, além do custo menor do terreno, é a disponibilidade de áreas e o alargamento da malha urbana. “Nos últimos dois anos, temos percebido essa tendência de alargamento. Em São Bernardo, o Demarchi, que fica próximo da saída da cidade, tem puxado o desenvolvimento agora. Em Santo André, a Cidade São Jorge segue a mesma tendência.”

Paulo Piagentini, da Construtora Piagentini, de Santo André, concorda com Bigucci. “Novas áreas para rendas um pouco menores, como a Cidade São Jorge, foram descobertas. E não é ruim, fica próximo ao Carrefour e ao Wal-Mart, Hoje todo o bairro está urbanizado e tem rede de água e iluminação”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;