Política Titulo
Lula: situação econômica do país possibilita ‘solidificação’ das parcerias
Da Agência Brasil
24/01/2005 | 15:43
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, ao receber o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero, que o atual momento vivido pela economia brasileira deverá servir para cimentar as parcerias entre os setores produtivos de ambos os países.

Lula disse que 2005 será o ano internacional do microcrédito e lançou um desafio aos empresários e grupos financeiros da Espanha, país que é atualmente o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil (US$ 26 bilhões, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, atrás apenas dos Estados Unidos).

"Convido os homens de negócios de ambos os países a apostarem no nosso futuro investindo em projetos de infra-estrutura física que integrarão as vastas potencialidades do continente sul-americano", disse o presidente brasileiro.

Para Lula, a Espanha representada pelo primeiro-ministro José Luís Zapatero é exemplo e inspiração para o Brasil, por ser um país orgulhoso de seu passado e seguro de sua capacidade de responder aos desafios do futuro. "O Brasil vive uma chance histórica de deixar de ser eternamente um país de futuro. Para isso, nós, brasileiros, não podemos permitir que as profundas injustiças do nosso passado e as persistentes desigualdades do presente determinem nosso modelo de desenvolvimento. Essa é a lição da Espanha de José Luíz Zapatero", afirmou Lula. Ele aceitou convite para visitar a Espanha no próximo mês de outubro.

O presidente brasileiro ressaltou que a Espanha é um país que demonstra disposição para oferecer importante parcela de cooperação ao mundo em desenvolvimento e que tem cumprido de maneira exemplar as Metas do Milênio, conjunto de iniciativas da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento.

Lula disse que Brasil e Espanha estão unidos na iniciativa global de combater a fome e a pobreza. "Essa comunhão de valores fez da Espanha uma aliada de primeira hora na busca de mecanismos financeiros inovadores para resgatar parcela significativa da humanidade hoje mergulhada na miséria e na desesperança". O presidente afirmou que Brasil, Espanha, Chile e França são países que levarão propostas realistas para "emancipar os esquecidos do mundo" à Assembléia Geral da ONU.

Antes do discurso, os presidentes assinaram acordos de cooperação na área do turismo, de segurança fitossanitária, na área de educação e meio-ambiente. Lula e Zapatero também assinaram a Declaração de Brasília, documento que visa colocar em prática os objetivos e planos estratégicos firmados pelos países em outubro de 2003, na Bolívia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;