Cultura & Lazer Titulo
Veteranos das canções
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
31/05/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Divulgação


O Zimbo Trio percorreu a maior parte da música popular brasileira. Se contarmos desde o tempo em que a nossa canção assim é chamada, então o conjunto fez parte dela desde o começo. Já estiveram ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues e Elizeth Cardoso.

Referência instrumental pela originalidade com que os tons e harmonias típicos brasileiros são relidos em seus instrumentos, a formação soma mais de 50 discos gravados.

Hoje, 47 anos de estrada depois, eles comemoram os lançamentos do DVD 'Zimbo Trio 45 Anos & Grupo Sinfônico Arte Viva' (Tratore, preço médio R$ 44) e do CD e DVD 'Zimbo Trio Autoral', primeiro trabalho só com temas próprios, todos do pianista Amilton Godoy.

"Tive o prazer de gravar um disco com a chancela do Zimbo", brinca Godoy, que ao lado do Rubens Barsotti - que fez poucas participações no trabalho autoral por conta de problemas de saúde - é remanescente da formação original do Zimbo.

É com este repertório que o conjunto se apresenta mais recentemente. Pércio Sápia (bateria) e Mario Andreotti (contrabaixo) estão ao lado de Godoy. Rubens continua fazendo participações. "Quem quiser ver um trio de quatro a hora é agora", conta o pianista.

45 ANOS
O DVD gravado há dois anos com o Grupo Sinfônico Arte Viva resgata importantes canções do período que o Zimbo percorreu, principalmente de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Elizeth Cardoso e seu disco 'Canção do Amor Demais' - referência da virada de página da música brasileira, com os primeiros trabalhos de Jobim, Vinicius e João Gilberto - ganham homenagem especial, com suíte que mescla 13 composições das mais clássicas brasileiras, entre elas 'Modinha', 'Janelas Abertas' e 'Chega de Saudade'.

"O DVD retrata uma marca importante da música brasileira, o período em que ela ganhou status por causa da qualidade. Tom e Vinicius, desde a época de 'Orfeu da Conceição' (1954), deram luz ao melhor da canção brasileira e estruturaram sua harmonia", comenta Godoy.

Além do grupo sinfônico, Diego Poças e Patty Ascher participam da gravação. Ela em 'Saudade' (Patty Ascher, Marco Pontes e Ronaldo Rayol) e ele em 'Por Causa de Você' (Tom Jobim e Dolores Duran).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;