Política Titulo Namoro
Petistas são favoráveis à aliança
com PMDB de Paulo Pinheiro

Ideia é juntar a oposição para concorrer com pré-candidata
ao Palácio da Cerâmica com apoio do governo, Regina Maura

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
20/03/2012 | 07:13
Compartilhar notícia


Os petistas de São Caetano são simpáticos à aliança com o PMDB municipal. Há diálogo aberto entre as legendas para concretizar coligação no pleito de 7 de outubro. A ideia é juntar a oposição para concorrer com a pré-candidata ao Palácio da Cerâmica com apoio do governo, Regina Maura Zetone (PTB).

Atualmente, as siglas têm pré-candidatos majoritários colocados: os vereadores Paulo Pinheiro (PMDB) e Edgar Nóbrega (PT). Contudo, a articulação pretende trazer o PT para a vice do peemedebista.

Os dois principais puxadores de voto na chapa de vereadores do PT acreditam que a aliança seria benéfica e confirmam que há conversas entre os dirigentes partidários.

Ricardo Rios, ex-presidente do diretório petista, se mostra animado com o possível casamento. "A candidatura do Edgar hoje é fato. O cenário pode mudar, pois a política é dinâmica. Procuramos conversar com os outros partidos", afirma. O ex-dirigente ressalta que a candidatura de Edgar está crescendo, mas a pré-candidatura petista ainda não emplacou. "Estamos numa crescente", analisa.

O petista reitera que as tratativas com o PMDB são mais fáceis, tendo em vista a costura feita em 2010, quando Michel Temer (PMDB) se tornou vice da presidente Dilma Rousseff (PT). "Há um canal nacional aberto e nós não vamos fugir dessa conjuntura", admite.

A empolgação de Ricardo Rios tem motivo. Nos bastidores, o dirigente petista é apontado como possível vice de Pinheiro. O desafio é fazer Edgar abdicar do seu posto de pré-candidato. Os peemedebistas rebatem e afirmam que a discussão de vice será feita somente após pesquisa quantitativa para definir o nome.

Hamilton Lacerda é outro que manifesta simpatia com a possibilidade de aliança. Apesar de se dizer distante das articulações por estar focado na sua pré-campanha de vereador, o ex-parlamentar prega a cautela.

"Não teria problema em aceitar a coligação com o PMDB. Mas, avaliando a tradição na cidade, é pouco provável que aconteça, porque o candidato do PMDB tem origem no PTB, que possui um discurso antiPT", analisa. O petista acredita que seria complicado para os correligionários tradicionais aceitarem o fato.

Regina Maura, por sua vez, diz que não vai se manifestar sobre a articulação. "Prefiro nem comentar, porque não faz parte da minha proposta de trabalho", declara.

ATAQUES

Durante a assinatura da carta de compromisso por uma cidade sustentável, ontem, entre os pré-candidatos, Edgar e Pinheiro não pouparam críticas à petebista. Os dois atacaram a verticalização. Em seu discurso, Regina destacou os programas de governo. "A verticalização já aconteceu, mas temos estrutura social para suportar esse crescimento."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;