Esportes Titulo
CBF paralisa Campeonato Brasileiro
Do Diário OnLine
Com Agências
20/05/2003 | 22:22
Compartilhar notícia


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite desta terça-feira a paralisação do Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Representantes de dez dos principais clubes que estiveram na sede entidade, no Rio de Janeiro, alegam que não têm condições de cumprir o Estatuto do Torcedor, que passa a vigorar nesta quarta-feira.

Dessa forma, os jogos da 10ª rodada do Brasileirão, marcados para este final de semana, serão suspensos provisoriamente. Já as partidas das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta, e do Grêmio, na quinta, pela Libertadores, não serão alteradas e estão confirmadas. Isso porque já começou a venda dos ingressos nestes jogos.

Entre os pontos do Estatuto do Torcedor que os clubes dizem não ter condições de cumprir estão: colocar assentos e numeração nas arquibancadas e monitoramento nos campos para garantir maior segurança aos torcedores. A lei também responsabiliza os dirigentes em caso de briga entre torcedores nos estádios ou nos arredores.

O descumprimento das novas medidas implicariam em ações judiciais contra entidade e agremiações.

Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, apoiou a decisão. A CBF adotou a medida drástica alegando falta de tempo hábil para todas as entidades e clubes se adequarem às exigências do Estatuto, sancionado junto com a Medida Provisória (MP) 79 no último dia 8 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro - O ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, considerou precipitada a decisão da CBF de paralisar o Campeonato Brasileiro por causa do Estatuto do Torcedor.

Apesar de condenar a atitude, que chegou a considerar "uma afronta" ao torcedor, Agnelo Queiroz se disse disposto a dialogar com os dirigentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;