Internacional Titulo
EUA parabeniza Abbas por campanha contra uso de armas
Da AFP
14/12/2004 | 21:15
Compartilhar notícia


A Casa Branca se mostrou contente nesta terça-feira com as declarações do líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmud Abbas. Ele havia afirmado que o uso de armas na Intifada contra Israel prejudica os interesses palestinos e deve cessar.

"Combater o terrorismo e pôr fim à violência é decisivo para avançar na construção de instituições que permitam fazer emergir um Estado (palestino) viável", afirmou o porta-voz da Casa Branca Scott McClellan.

"O recurso às armas é prejudicial e deve cessar", havia declarado Abbas.

O líder destacou "a necessidade de manter a Intifada longe das armas", embora considere esse levantamento "um direito legítimo do povo palestino para expressar sua rejeição à ocupação, como aconteceu na primeira Intifada nos anos 80".

Abbas, favorito para suceder ao falecido Yasser Arafat na liderança da Autoridade Nacional Palestina (ANP) nas eleições de 9 de janeiro, apóia a "desmilitarização" da Intifada, protesto contra a ocupação israelense iniciada em setembro de 2000.

O chefe da OLP afirmou que reina "o caos em matéria de segurança" nos territórios e que os serviços de segurança palestinos precisam de "organização e disciplina".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;