Internacional Titulo
Bispos falarao sobre homossexualidade diante de enviado do Papa
Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 14:20
Compartilhar notícia


Os bispos americanos e da Oceania manifestarao suas opinioes sobre a homossexualidade e o feminismo ante o cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da congregaçao vaticana para a doutrina da fé, informou nesta quinta-feira o Vaticano. Esta intervençao será realizada no âmbito de uma reuniao que será realizada em San Francisco entre 9 e 12 de fevereiro, continuou a fonte.

A delegaçao, liderada pelos cardeais mais ligados ao papa Joao Paulo II e o secretário da congregaçao, arcebispo Tarcisio Bertone, bem como por teólogos e especialistas, se reunirá na capital da Califórnia com os presidentes das comissoes doutrinais da América do Norte e da Oceania.

As opinioes dos bispos sobre o feminismo e a homossexualidade foram, em várias ocasioes, diferentes das do Vaticano, que aceitou no passado uma certa ``compreensao pastoral' em relaçao aos homossexuais, o que tem sido alvo de discussoes.

Para a hierarquia da Igreja, é preciso dar à mulher maior responsabilidade, como reiterou o Papa durante sua recente visita a San Louis (EUA), mas sem que por isto seja aberta a via para o sacerdócio.

É a primeira vez que uma delegaçao do antigo Santo Ofício, tribunal da Inquisiçao, viaja para os Estados Unidos.

A congregaçao já realizou reunioes em Bogotá (Colômbia), em 1984, em Kinshasa (Congo), em 1987, em Viena (Austria), em 1989, em Hong Kong, em 1993 e em Guadalajara (Espanha), em 1996.

``O objetivo da reuniao é saber mais sobre a realidade religiosa na América do Norte e na Oceania e refletir sobre ela com os bispos locais', informou em um comunicado a entidade.

O cardeal Ratzinger pronunciará uma conferência sobre a Igreja e o subjetivismo, enquanto o arcebispo Bertone abordará o tema do magistério da Igreja e a profissao da fé que obriga os sacerdotes a respeitarem a doutrina da Igreja Católica como o Papa a expressa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;