Economia Titulo
CNPE vai promover aproveitamento de recursos energéticos
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 17:26
Compartilhar notícia


Somente depois de quase três anos da criaçao do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em seis de agosto de 1997, o governo decidiu baixar um decreto que regulamenta e define as suas atribuiçoes. A íntegra do decreto, do dia 21, foi publicada nesta sexta no Diário Oficial. O CNPE é um órgao que deverá assessorar a Presidência da República na formulaçao de políticas e diretrizes de energia.

Entre os objetivos principais do conselho, está o de promover o aproveitamento racional dos recursos energéticos do país. Outra atribuiçao do CNPE é assegurar o suprimento de insumos energéticos às áreas remotas ou de difícil acesso. O conselho fará ainda uma revisao periódica nas matrizes energéticas, levando em consideraçao as fontes convencionais e alternativas, além das tecnologias disponíveis.

Os integrantes do CNPE deverao estabelecer diretrizes para programas específicos, como aqueles que envolvem o uso do gás natural, do álcool, de outras biomassas, do carvao e da energia termonuclear, além de traçar diretrizes para a exportaçao e importaçao do petróleo.

O CNPE deverá se reunir pela primeira vez no próximo semestre, já que suas normas determinam que se façam reunioes semestrais ou extraordinariamente convocada pelo seu presidente. As atividades desenvolvidas pelo setor energético serao avaliadas pelo conselho a cada ano. Também serao estabelecidas perspectivas para o ano seguinte.

O CNPE será formado por sete ministros de Estado e ainda por um representante dos Estados e do Distrito Federal, um cidadao brasileiro especialista em matéria de energia e um representante de universidade brasileira, também especialista na área. Estes últimos serao designados pelo presidente da República para mandato de dois anos.

O presidente do conselho será o ministro de Minas e Energia, cargo atualmente ocupado por Rodolpho Tourinho. Os outros seis ministros sao da Ciência e Tecnologia; do Planejamento, Orçamento e Gestao; da Fazenda; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e da Casa Civil.

Os presidentes da Petrobras, da Eletrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) poderao participar da reuniao desde que convidados pelo presidente do conselho. As despesas para o funcionamento do CNPE e dos comitês técnicos farao parte do orçamento do ministério de Minas e Energia. Os integrantes do conselho nao receberao remuneraçao adicional aos seus cargos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;