Internacional Titulo
Águia nazista do 'Graf Spee' causa controvérsia
Da AFP
19/05/2006 | 19:26
Compartilhar notícia


A águia nazista de bronze resgatada em fevereiro passado entre os restos do Graf Spee, que afundou em 1939 no Rio da Prata, continua sendo objeto de controvérsia depois que a Alemanha concordou que a peça deva ficar no Uruguai, desde que não seja vendida.

A Alemanha reivindicou, numa nota à Chancelaria uruguaia, a propriedade do encouraçado "Admiral Graf Spee", um pedido implícito para que não seja comercializado, embora não se oponha à sua exposição no Uruguai de forma permanente, disse uma fonte da Chancelaria.

A imponente águia nazista, com as asas afastadas e uma suástica entre as garras, foi resgatada do fundo do Rio da Prata, onde estava enterrada sob 4 metros de lodo, pelo mergulhador Héctor Bado, da empresa privada especializada em descoberta de tesouros dirigida pelo uruguaio Alfredo Etchegaray.

A peça, de 2,8 metros de largura por 2 de altura, pesa 350 quilos e é única no mundo, depois da destruição de toda a simbologia nazista ao fim do III Reich.

"Há dois meses um representante alemão veio me visitar para dizer que seu governo havia enviado uma carta à chancelaria uruguaia", disse Etchegaray.

Mas a chancelaria "declarou de interesse nacional a venda da águia", e pede a realização de um leilão numa casa de prestígio, disse Etchegaray, que não ousou avaliar a peça. "Não posso dar um preço, seria uma fantasia", indicou o empresário, que há 22 anos trabalha no resgate do Graf Spee.

Depois de resgatar a águia, Bado disse que a empresa havia gastado quase US$ 7 milhões no resgate do navio alemão, e que seriam necessários mais US$ 30 milhões para recuperá-lo totalmente.

Em fevereiro passado o Ministério alemão das Relações Exteriores havia enviado outra nota ao Uruguai indicando que "os navios de guerra naufragados" pertencem ao Estado, que era o proprietário no momento do naufrágio, segundo uma cópia obtida pela AFP.

No entanto, acrescentava que, "considerando o especial interesse" do governo uruguaio e "tendo em vista as boas relações bilaterais", o governo alemão "não apresentará objeções ao resgate do 'Admiral Graf Spee'."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;