Cultura & Lazer Titulo
Sun abre código-fonte de pacote SoHo StarOffice
Sérgio Vinícius
Da Redaçao
24/07/2000 | 18:24
Compartilhar notícia


Alternativas nao faltam para quem deseja, a todo custo, softwares diferenciados no PC. O sistema operacional Linux e o browser de Internet Netscape Navigator estao aí para comprovar isso. Na última semana, a Sun Microsystems resolveu engrossar, ainda mais, a lista da resistência contra Bill Gates. A empresa divulgou o código-fonte de seu StarOffice. Assim, o que já era gratuito, agora virou de domínio público.

Com a divulgaçao, espera-se que o pacote, que já é o mais utilizado na Europa, ganhe ainda mais espaço nos PCs ao redor do mundo. Juntamente com a abertura do código-fonte, a Sun Microsystems também anunciou a formaçao da página OpenOffice.org, que abrigará todos os dados sobre o StarOffice e definirá os formatos XML (Extensible Markup Language) e API a serem utilizados nas futuras versoes do sistema.

Além disso, o site abriga filtros que auxiliarao os desenvolvedores a modificar os programas existentes e a customizar novos aplicativos.

Downloads - Desde a aquisiçao da Star Division pela Sun Microsystems e a introduçao do pacote de aplicativos StarOffice 5.1 na linha de produtos da Sun, já foram realizados mais de 1 milhao de downloads do aplicativo. Além disso, cerca de 500 mil cópias do software foram entregues juntamente com uma grande variedade de computadores, pacotes Linux e outros produtos.

Outras 500 mil cópias promocionais do StarOffice circulam em todo o mundo.

Embora tenha divulgado o código-fonte do pacote, a Sun continua a oferecer a versao tradicional dos aplicativos para download gratuito no site Sun.com.

O StarOffice 5.2, a mais nova versao da suite de produtividade corporativa, roda nos principais sistemas e plataformas operacionais, incluindo o OS Solaris (ediçoes SPARC e Intel), Microsoft Windows NT/95/98/2000 e Linux, além de suportar ambientes flexíveis e de desenvolvimento aberto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;