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Anfavea pede apoio de ministro da Justiça
Do Diário do Grande ABC
14/12/1999 | 17:58
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Os 14 milhoes de veículos com mais de dez anos de uso em circulaçao no país sao responsáveis por 60% dos acidentes de trânsito e por 77% da poluiçao emitida pelos automóveis. Além disso, os acidentes de trânsito acarretam em gastos que comprometem 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Com esses argumentos, resultado de um levantamento que está sendo conduzido pela Anfavea para provar os benefícios do programa de renovaçao de frotas, o presidente da entidade, José Carlos Pinheiro Neto, foi pedir apoio nesta terça-feira ao ministro da Justiça, José Carlos Dias. Segundo Pinheiro, o programa deverá estar vigorando a partir do primeiro trimestre do próximo ano.

"Conversei com o ministro sobre o impacto que a renovaçao da frota teria sobre o ponto de vista da segurança", disse. "Na semana passada, também conversei com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, sobre o impacto ambiental, que seria muito positivo, e ambos me deram total apoio", disse Piero. De acordo com o presidente da Anfavea, a proposta que as montadoras estao preparando vai ficar pronta em janeiro, quando será entregue aos ministros da Justiça, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento, Alcides Tápias, e ao secretário da Receita Federal, Everardo Maciel.

Segundo Piero, a Anfavea pretende substituir cerca de 130 mil carros no ano que vem. De acordo com o programa das montadoras, no primeiro ano seriam beneficiados com um bônus no valor R$ 1.800,00 os proprietários de automóveis com mais de 15 anos de uso, que somam cinco milhoes de veículos em todo o Brasil, dispostos a trocar o automóvel.

No segundo, entrariam no programa carros com mais de dez anos, que formam um total de nove milhoes de automóveis. O total da frota brasileira é de 20 milhoes automóveis. De acordo com a Anfavea, ainda faltam acertar alguns detalhes do programa, como por exemplo, se será possível utilizar o bônus para comprar veículos usados ou apenas carros novos.

O governador de Sao Paulo, Mário Covas, defende a tese de que o programa só deve contemplar quem quer comprar um carro novo. "Estamos considerando qualquer hipótese, para começar de vez o programa", disse Piero. Do total de R$ 1.800, que corresponde ao valor do bônus, R$ 600 deverao ser pagos pelas montadoras, R$ 500 pelos governos dos Estados e R$ 700 pelo governo federal.




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