Economia Titulo
Franco e Bezerra classificam valor do dólar de 'irreal'
Do Diário OnLine
21/09/2001 | 17:16
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco disse nesta sexta-feira que a taxa de câmbio doméstica a R$ 2,80 é "irreal". Ele afirmou que "não há explicação racional" para a supervalorização da moeda norte-americana, destacando que o balanço de pagamentos foi positivo no primeiro semestre.

Franco voltou a afirmar que boa parte da desvalorização do real ocorrida este ano tem como motivo a postura passiva do BC nas intervenções no mercado de câmbio. Ele lembrou que a instituição deveria utilizar os mercados derivativos para conter a escalada do dólar.

Segundo Franco, seria interessante a utilização de opções cambiais "fora de preço", como acontece no México e na África do Sul, para proteger os investidores.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), senador Fernando Bezerra (PTB-RN), também classificou de "irreal" o valor do dólar.

Apesar de o futuro de economia mundial ser incerto, em razão da retaliação dos Estados Unidos aos mentores dos atentados terroristas aos prédios do World Trade Center e do Pentágono, Bezerra acredita que o momento ainda não é de desespero. "É hora de esperar, de ver o que vai acontecer", aconselhou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;