Internacional Titulo
Premiê britânico visita China para falar de economia e meio ambiente
Da AFP
18/01/2008 | 08:56
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, iniciou nesta sexta-feira uma visita à China durante a qual pretende reforçar o comércio bilateral com o gigante asiático e falar de meio ambiente.

"Quero que a Grã-Bretanha seja o primeiro local para os investimentos chineses, da Europa e do mundo", declarou Brown em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Brown afirmou que propôs à China, quarta maior economia mundial, que abra um escritório em Londres para seu novo fundo soberano, CIC (China Investment Corp), que começou a atuar no fim de setembro com um capital de US$ 200 bilhões, quase 20% das reservas chinesas de divisas.

"Reconheço que em alguns países provoca controvérsia, mas depois de falar com o primeiro-ministro Wen, acredito que podemos dizer que a Grã-Bretanha receberá nos próximos anos investimentos substanciais dos chineses", declarou o premiê britânico.

Ambos revelaram que a meta dos dois países é elevar o volume de negócios a US$ 60 bilhões em 2010, um aumento de 50% em relação ao ano passado.

Brown, que também se reunirá com o presidente Hu Jintao e em seguida viajará à Índia, informou que deseja convencer os dois países mais populosos do planeta a assinarem o acordo internacional sobre o clima adotado em Bali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;