Internacional Titulo
Diário da mãe do czar Nicolau II é apresentado na Rússia
Da AFP
21/02/2005 | 20:31
Compartilhar notícia


A primeira edição de um diário escrito pela mãe do último czar russo, Nicolau II, foi apresentada nesta segunda-feira na antiga capital imperial da Rússia.

"É um documento histórico de grande valor que nunca foi publicado", afirmou o violinista Mstislav Rostropovitch que comprou o manuscrito há alguns anos na casa dos descendentes da família Romanov para presenteá-lo à editora russa Vagrius.

O diário pessoal da imperatriz Maria Fedorovna, editado pela Vagrius com mais de 600 páginas, cobre o período de 1916 a 1923, o mais difícil para a viúva do czar Alexandre III (1845-94) e mãe de Nicolau II.

"O diário nos transmite a vida de uma mulher extraordinária que nunca se deixou abater, apesar das tragédias às quais sobreviveu", afirmou Rostropovitch.

Chegou à Rússia em 1866, aos 19 anos, para casar-se com o herdeiro do trono russo. A mãe de Nicolau II, executado com sua família pelos bolcheviques em 1918, voltou à Dinamarca em 1919, depois de ter escapado do Exército Vermelho, na Criméia.

Maria Fedorovna, que faleceu em 1928 aos 81 anos, manifestou o desejo de ser enterrada no túmulo da família Romanov, na fortaleza Pedro e Paulo em São Petersburgo.

A cerimônia de enterro dos restos de Maria Fedorovna está prevista para o dia 26 de setembro de 2006 em São Petersburgo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;