Nacional Titulo
Ministério da Saúde nao recomenda uso de lavagem de sêmen
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 15:38
Compartilhar notícia


O governo brasileiro está desaconselhando o uso da "lavagem de sêmen" em doentes de Aids no país. Usada para permitir que um homem infectado possa ter filhos sadios, a técnica para a retirada dos vírus da Aids ainda nao é considerada segura. "Nao temos informaçoes suficientes para saber se esse processo garante a retirada de todas as células contaminadas", afirma Marco Antônio Vitória, da Unidade de Assistência da Coordenaçao de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério da Saúde.

A técnica de lavagem do sêmen é nova e já está sendo usada na Itália, Inglaterra e Espanha, segundo Marco Antônio. A lavagem é feita por meio de filtragem da secreçao. No processo, sao isolados os linfócitos e macrófagos, células de defesa presentes no sangue e no esperma, onde sao encontrados os vírus da Aids.

"Seria preciso mais tempo e mais estudos de acompanhamento para se ter certeza", diz o técnico do ministério. No Brasil, ele nao tem conhecimento de clínicas que estejam trabalhando com o método. "O governo nao recomenda", avisou. A técnica foi avaliada pela Comissao Nacional de Aids, assessora da Coordenaçao do Ministério. Mas seus integrantes também desaconselham o uso, pelo menos por enquanto. Estudos demonstram que uma pessoa infectada e sem tratamento médico pode ter até 11 mil partículas de HIV por mililitro de sêmen. A concentraçao é pouco menor do que a encontrada no sangue, de 18 mil por mililitro.

Melhoria - Para o técnico, o desejo do homem com Aids de ter filhos é fruto da melhora da qualidade de vida das pessoas que contraem a doença. "Com o surgimento de medicamentos avançados, a sobrevida aumentou e as pessoas, felizmente, puderam passar a querer ter uma vida normal", disse ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;