Nacional Titulo
Governadores pedem a Lula mais recursos para combater violência
Do Diário OnLine
09/01/2007 | 19:53
Compartilhar notícia


Os governadores dos quatro Estados do Sudeste, Sérgio Cabral (Rio), José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais) e Paulo Hartung (Espírito Santo), que se reuniram nesta terça-feira, no Palácio da Laranjeiras, para discutir ações conjuntas de combate à criminalidade na região, divulgaram o documento que será encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, onde solicitam a "suplementação do orçamento federal para permitir, no mínimo, a manutenção dos valores de 2006, relativos ao Fundo Nacional de Segurança Pública e ao Fundo Nacional Penitenciário".

Segundo afirmação do governador de São Paulo, José Serra, o orçamento para o setor de segurança foi reduzido com relação ao do ano passado. Serra afirmou que o orçamento do fundo de segurança foi 39% menor que em 2006 e do fundo penitenciário, 47% menor.

O documento reivindica também que o governo federal determine que os recursos dos dois fundos fiquem isentos do contingenciamento orçamentário e que sejam empregados integralmente no atendimento dos fins para os quais foram criados.

Os governadores também solicitam o aumento do efetivo da Polícia Federal e Rodoviária no Sudeste, visando coibir o tráfico de drogas e o contrabando. Uma maior integração entre os serviços de segurança federais e estaduais também é apontada como um dos pontos necessários para o combate a criminalidade na região.

Em outro documento, os governadores informaram detalhes sobre o gabinete criado para o controle da violência integrado pelos quatro Estados. O Gabinete será formado pelas secretarias de Segurança Pública, de Administração Penitenciária, de Justiça e os comandos de suas respectivas polícias.

Mensalmente, os comandos das polícias civis e militares dos estados se reunirão, para estabelecer um intercâmbio de informações e atuar conjuntamente em operações contra o crime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;