Cultura & Lazer Titulo
Fernandes expõe na Sérvia
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
30/10/2006 | 21:03
Compartilhar notícia


Piracicaba, Piauí e Lajeado já fizeram toldo às ilustrações de Luiz Carlos Fernandes. E Banja Luka? Nunca ouviu falar? O ilustrador do Diário também não. Pelo menos não até o último dia 18, quando foi aberta na tal cidade – localizada na Sérvia (república recentemente separada de Montenegro) – uma mostra com trabalhos de cerca de 40 cartunistas brasileiros. Entre eles, Fernandes.

A exibição segue até o próximo dia 11, nas dependências da Biblioteca Universitária e Nacional da República da Sérvia. A organização compete à revista especializada em cartuns Nosorog (rinoceronte, no idioma sérvio) e tem como curadora a argentina Ana von Reuber.

O cartunista Gilmar Barbosa, de Santo André, é outro entre as dezenas de brasileiros com obras na mostra. É de sua autoria também o cartaz do evento, uma bem-sacada crítica gráfica a acusações de pedofilia levantadas contra padres. Outros brasileiros com trabalhos angariados para o evento são o veterano Jal, Amorim e Caú Gomez, mineiro que desenha para jornais baianos e tem acumulado prêmios diversos nos últimos dez anos.

De volta a Fernandes. Na qualidade de diplomatas do ilustrador de Santo André, foram para o território sérvio caricaturas do craque a caminho do fim Rivaldo, do escritor português e Nobel José Saramago, do tenista Guga e dos pugilistas Popó e Mike Tyson. Além das caricaturas – especialidade dele, pela qual já foi premiado aqui e acolá, de Ribeirão Preto ao Piauí, de Foz do Iguaçu a Piracicaba, de Portugal à Romênia – Fernandes tem expostos charges e cartuns nos quais faz, entre outras coisas mais, trocadilhos visuais como o do logotipo da gravadora RCA.
Site: www.nosorog.rs.sr




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;