Política Titulo
Dib deixa o PSB e filia-se ao PSDB na segunda
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
25/09/2009 | 07:46
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O ex-prefeito de São Bernardo William Dib deixa o PSB para se filiar ao PSDB na segunda-feira. O futuro tucano, que governou a cidade por pouco mais de seis anos (outubro de 2002 a dezembro de 2008), tentará uma vaga na Câmara Federal numa dobrada puro-sangue com o deputado estadual Orlando Morando, que tentará reeleição à Assembleia.

Políticos próximos de Dib confirmaram a troca de partidos. O ex-chefe do Executivo não foi encontrado para comentar o assunto, mas o anúncio oficial deve ser feito ainda hoje. A chegada ao ninho tucano se deve, principalmente, à conjuntura política que se desenha ao governo estadual e à Presidência da República. Nos dois âmbitos, o PSB deverá estar ao lado do PT, o que dificultaria sua atuação como deputado federal caso obtenha êxito nas eleições do ano que vem.

A parceria entre socialistas e petistas deve ocorrer, inclusive, nas chapas proporcionais. Assim, todo material de divulgação da candidatura teria de ser vinculado ao PT, ou sairia sozinho, sem companheiros de chapa. Se eleito nessas condições, Dib ficaria à mercê das intenções da legenda adversária em São Bernardo.

Com o ingresso no PSDB, o ex-prefeito, mesmo recém-filiado, exerceria papel de linha de frente junto ao tucanato, pois tem respaldo de uma das principais figuras do partido, o governador paulista José Serra, o qual deve concorrer ao Planalto no ano que vem.

Porém, Dib deixa para trás grande respaldo conquistado no PSB nos últimos anos, sigla pela qual exercia a vice-presidência da executiva estadual e a secretaria especial nacional.

O líder do grupo que comandou o município na gestão passada teria recebido convite para se filiar ao PSDB do alto escalão do partido, como o próprio Serra, e do secretário de Estado do Desenvolvimento econômico, Geraldo Alckmin, virtual candidato ao Palácio dos Bandeirantes em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;